Madri, 23 - O Banco Central da Espanha afirmou que a recessão na quarta maior economia da zona do euro se aprofundou levemente no primeiro trimestre deste ano, com uma contração de 2,0% em comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, a instituição acrescentou que o ritmo do declínio perdeu força desde o fim de 2012.
Na primeira estimativa oficial do desempenho econômico do país entre janeiro e março, o Banco da Espanha também calculou que o Produto Interno Bruto (PIB) provavelmente teve contração de 0,5% em relação ao quarto trimestre do ano passado. Nos três últimos meses de 2012, o PIB espanhol caiu 0,8% em base trimestral e 1,9% em base anual.
O banco central afirmou que a inflação iniciou um percurso de baixa no primeiro trimestre de 2013. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 2,4% em março, ante o mesmo mês do ano passado, depois da alta anual de 2,9% registrada em dezembro.
O Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que calcula dados econômicos para o governo da Espanha, vai divulgar seus números sobre o PIB na próxima terça-feira. As informações são da Dow Jones.