A avaliação, feita entre junho de 2011 e outubro do ano passado com quase 200 mil usuários em todo o país, considerou os seguintes quesitos: informações, velocidade da internet, estabilidade da conexão, preço da banda larga, cobertura e qualidade das ligações, qualidade dos aparelhos, atendimento nas lojas e por telefone, contas e preço dos serviços. Em quatro deles nenhum usuário se disse totalmente satisfeito com o serviço (são eles: atendimento nas lojas, qualidade do aparelho, contas e preços dos serviços). A proposta da agência reguladora é que o estudo sirva de base para que as empresas identifiquem problemas e trabalhem para buscar soluções e garantir a satisfação dos usuários.
Na comparação entre os serviços pré e pós-pago, os clientes do primeiro modelo se mostram mais satisfeitos. Os que aprovam o serviço chegam a 48,3%, ante 29,5% de satisfação entre os que pagam a conta depois do uso do celular. A explicação mais provável está no grau de escolaridade. Isso porque quanto mais alta a formação, maior a insatisfação, e as camadas mais escolarizadas têm maior percentual no serviço pós-pago. Entre os clientes com primeiro grau incompleto, 60,9% se dizem satisfeitos com a operadora, enquanto entre os pós-graduados somente 48,4% estão felizes com as operadoras.
Similares
Entre as operadoras, Oi e TIM são as duas com menor quantidade de usuários satisfeitos, com 21,8% e 22,5%, respectivamente, entre os que contratam o serviço pós-pago. As duas também estão na ponta quando se considera a soma das avaliações insatisfeito e totalmente insatisfeito, com 19,7% (Oi) e 18,3% (TIM) dos entrevistados encaixando-se nas notas. Mas os índices de outras operadoras estão em nível bem parecido. O de insatisfação, por exemplo, varia de 12,1% (Claro) a 19,7% (Oi). Em nota, a TIM afirma que “em 2013, a operadora continuará direcionando seus esforços para garantir a satisfação dos clientes, com aprimoramento dos serviços e redução das reclamações”. A Vivo também considerou positivos os resultados e informa que a operadora “trabalha para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços e do atendimento prestado aos seus clientes”. O Estado de Minas tentou contato com a Oi, mas não conseguiu falar na assessoria de imprensa. Até o fechamento da edição, a Claro não se manifestou.
A pesquisa da agência reguladora avaliou a satisfação do usuário em relação a quatro serviços: telefonia fixa, de uso público e móvel e TV por assinatura. Na semana passada, foram divulgados os dados dos dois primeiros. Ontem, no Recife, os resultados relacionados à telefonia móvel. Amanhã serão apresentados os dados da TV paga.