O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), notificou as empresas CAOA Montadora de Veículos, representante oficial da marca Hyundai no Brasil, e Kia Motors do Brasil para que reformulem os recalls e realizem campanha em jornal, rádio e TV a fim de garantir a informação objetiva e transparente aos consumidores brasileiros. De acordo com o DPDC, as empresas não informaram de forma clara os riscos que o defeito nos veículos poderia causar aos consumidores.
O recall em ambos os casos foi necessário por causa de um defeito no interruptor das luzes de freio, que poderia "não fornecer advertência visual de frenagem necessária aos motoristas que trafegam atrás dos referidos veículos, ocasionando colisões, podendo trazer ferimentos aos ocupantes e a terceiros"
Segundo os fabricantes, existem ainda problemas que podem levar a "não desabilitar o piloto automático (se em uso) quando frenar, retardando assim a redução da velocidade do veículo, podendo provocar eventuais acidentes", além de "não estar disponível o controle adicional de estabilidade, podendo reduzir a ajuda eletrônica para o controle do veículo em situações limite de estabilidade". O recall se refere a problemas nos seguintes modelos: Santa Fé, Veracruz e Tucson (Hyundai) e Soul, Carens, Carnival e Sorento (Kia).