A Vivo e a TIM iniciaram ontem, no último dia do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a conexão 4G em Belo Horizonte e nas outras cinco sedes da Copa das Confederações – Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. A Vivo, porém, também passou a oferecer o serviço em São Paulo, medida que a TIM promete fazer até o fim do ano. A nova tecnologia garante uma velocidade bem superior à 3G, mas o cliente interessado em contratar o serviço deve consultar as operadoras, pois nem todos os logradouros contam com a nova tecnologia.
Em BH, a maior parte do serviço está disponibilizada em bairros da Região Centro-Sul e na Pampulha. Na capital, a operadora comercializa cinco modelos de smartphones para conexão à internet via 4G: Motorola Razr HD, LG Optimus G, Nokia Lumia 820, Nokia Lumia 920 e Sony Xperia ZQ. De acordo com a empresa, até o fim de maio, outros nove modelos e um tablet com tecnologia avançada estarão à disposição dos clientes. Em Minas, a Vivo selicionou a Ericsson para o fornecimento e implementação da rede.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, participou do evento. Embora especialistas recomendem aos clientes muita cautela na migração do serviço, uma vez que nem todas as dúvidas sobre esse mercado estão esclarecidas, Bernardo estimou que o Brasil deve fechar 2013 com mais de quatro milhões de usuários no serviço 4G: “Vou apostar um jantar com o João Rezende (presidente da Anatel) que vai ter mais gente que isso”.
Atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 14 mil usuários de 4G. A Oi, por exemplo, começou a oferecer o serviço, no Rio de Janeiro, em abril. Segundo a operadora, ainda na primeira quinzena de maio, as outras cidades que vão sediar a Copa das Confederações terão pré-venda e ofertas comerciais da tecnologia. A Oi fechou parceria com a TIM para compartilhamento de infraestrutura. Até o fim do ano, a TIM prevê atender os usuários de Manaus, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre e Natal.
Balanços
A Oi divulgou nessa terça-feira que sua receita líquida somou R$ 7 bilhões no primeiro trimestre de 2013 – alta de 3,5% em relação ao mesmo período de 2012. A receita líquida da TIM foi de R$ 4,7 bilhões em igual intervalo, crescimento de 5,4%. A Vivo divulgará seu balanço nos próximos dias.