A produção diária de petróleo em março ficou em 1,853 milhão de barris por dia, o que representa uma redução de 8,2% em comparação com fevereiro e de 11,2% se confrontada com março de 2012, anunciou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A produção de gás natural cresceu 0,9% em março na relação com fevereiro, atingindo 77,3 milhões de metros cúbicos por dia, resultado recorde. Quando comparado a março de 2012, o crescimento é de 16,6%, informou a ANP. A produção total, somando petróleo e gás, foi de 2,339 milhões de barris de óleo equivalente por dia.
O principal motivo para a redução da produção de petróleo, de acordo com a ANP, "foram as paradas programadas para manutenção das plataformas FPSO Espírito Santo, nos Campos de Ostra e Argonauta, FPSO Maersk Peregrino, no Campo de Peregrino, e P-54, no campo de Roncador".
A produção diária do pré-sal foi de 288,9 mil barris de petróleo e 9,7 milhões de metros cúbicos de gás natural, totalizando 349,6 mil barris de óleo equivalente por dia. "Essa produção teve origem em 26 poços: 5 no Campo de Baleia Azul, 3 no de Jubarte, 3 no de Linguado, 4 no de Lula, 2 em Marlim Leste, 3 em Pampo, 2 em Sapinhoá, 1 em Trilha, 1 em reservatório compartilhado pelos Campos de Caratinga e Barracuda, 1 em reservatório compartilhado por Marlim e Voador e 1 no Campo de Pirambu, que iniciou a produção em março", disse. Também houve queda de 18% na queima do gás natural, se comparada ao mês anterior, e aumento de 2,3% em relação a março do ano passado.