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Estado de Minas

DTH tem melhores índices de clientes satisfeitos, informa Anatel


postado em 06/05/2013 17:04 / atualizado em 06/05/2013 18:50

Os serviços de TV por assinatura prestados via satélite (DTH) apresentam os melhores porcentuais gerais de satisfação entre os clientes, avaliou levantamento divulgado nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com a pesquisa, o nível geral de satisfação dos entrevistados soma 65,9% em DTH, ante 50,6% dos serviços prestados via micro-ondas (MMDS) e 35,8% da TV a cabo.

Segundo o superintendente de Controle e Obrigações da Anatel, Roberto Martins, esse resultado reflete o avanço dos serviços de DTH, que cresceu nos últimos anos, ganhando uma maior representatividade, sobretudo, sobre o cabo. "O DTH chega a mais localidades que o cabo. Assim, as pessoas que tinham uma TV aberta com imagem pior passaram a ter uma melhor percepção do serviço de TV paga", disse.


Em TV a cabo, os clientes que se disseram indiferentes, sobre a satisfação dos serviços, somaram 55,4% e os insatisfeitos, 8,6%. Em DTH, a indiferença sobre a percepção dos serviços atingiu 19,9% e os insatisfeitos, 2,6%. Já no MMDS, 40,1% se dizem indiferentes, enquanto 8,6% insatisfeitos.

Na sexta-feira, o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, antecipou os dados gerais da pesquisa, mostrando que o índice de satisfação nessa pesquisa, realizada no ano passado, ficou em 72,1 pontos, ante 71,6 pontos do primeiro levantamento, há dez anos. Já na modalidade cabo, o índice de satisfação caiu de 68,2 pontos, há dez anos, para 51,6 pontos, no ano passado.

Nos serviços de DTH, os melhores índices de satisfação encontram-se nos equipamentos disponibilizados, junto com a cobrança e som/imagem. Já os piores índices no DTH estão no atendimento ao cliente e pacote de canais. Já nos serviços de cabo, os melhores índices de satisfação são na cobrança, pacotes de canais, assistência técnica e atendimento ao assinante. Os piores índices de satisfação nos serviços de cabo foram de equipamentos, som/imagem e preço. A pesquisa consultou 28,7 mil usuários de DTH, 8,5 mil de MMDS e 21,5 mil de cabo, em todo o País.


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