O Governo de Minas Gerais assinou nesta quarta-feira um protocolo de intenções para fortalecer o processo de internacionalização do Estado. O governador Antonio Anastasia oficializou junto à Aerolineas Argentinas a operação de voo direto e diário entre Belo Horizonte e Buenos Aires, marcada para começar no próximo mês.
A Austral Lineas Aéreas Cielos Del Sur, subsidiária da Aerolineas Argentinas, começará a operar o voo a partir de 1º de junho com capacidade para transportar 96 passageiros, sendo 88 em classe econômica e oito em classe Premium, em aviões Embraer E-190. A duração da viagem é de três horas e quarenta minutos.
Para Anastasia, a nova rota vai permitir o aumento de fluxo de turistas argentinos em Minas. O país vizinho é o que mais emite turistas para o Brasil. Nos últimos anos, foram cerca de 1,6 milhão de passageiros. Porém, o Estado é apenas o terceiro principal destino desses turistas.
“Bastam esses números para percebermos que temos uma faixa imensa de oportunidades para aumentar o fluxo de argentinos para Minas e de mineiros para Argentina. O povo argentino é conhecido como amante da cultura e Minas Gerais tem aqui 60% do patrimônio histórico brasileiro, cidades históricas e instâncias minerais. Não faltarão oportunidades para recebermos os visitantes da Argentina e dos outros da América Latina que usam a companhia para suas viagens”, disse o governador.
O voo AR-2267 partirá de Belo Horizonte diariamente à 1h45, e chegará ao Aeroporto de Ezeiza (Buenos Aires) às 5h25. A volta (AR-2266) acontece sempre nos mesmos dias às 21h55 chegando a Belo Horizonte 1h05. Segunda a empresa, o voo possibilitará conexões imediatas para a Oceania, EUA, Europa e todo o interior da Argentina e países da América do Sul.
Este é o quinto voo internacional direto operado a partir do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, desde a implantação do programa Decola Minas, criado em 2008 pelo Governo do Estado para aumentar a oferta de voos partindo de Minas com destino aos principais centros emissores de turistas nacionais e internacionais. Os mineiros já podem voar diretamente para Europa, via Lisboa (Portugal), para os Estados Unidos (via Miami) e para América Central, a partir do Panamá.
O representante da Aerolineas Argentinas, Ariel Rodriguez, informou que o voo entre Belo Horizonte e Buenos Aires inaugura uma nova fase da operação da companhia no Brasil. Com mais de 60 anos de mercado, a companhia oferece rotas para 187 países. Apenas na Argentina são 33 destinos. “Interligar duas cidades como Buenos Aires e Belo Horizonte é um grande desafio, mas, com certeza, cria uma janela de oportunidades. O turismo é uma grande indústria. Belo Horizonte é a primeira das cidades que estamos iniciando mais rotas no Brasil. Estamos muitos felizes”, concluiu.