Oito em cada 10 brasileiros aprovam a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2012 , conhecida como PEC das Domésticas, que amplia à categoria direitos previstos em lei para outros trabalhadores como FGTS, hora-extra e adicional noturno. Além disso, mais de 95% da população sabe da promulgação da PEC, segundo pesquisa realizada pelo Senado Federal com 1.222 pessoas, entre os dias 16 e 30 de abril. A pesquisa tem abrangência nacional e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.
Apesar da aprovação majoritária, a maior parte das pessoas ainda tem dúvidas sobre direitos, como o seguro contra acidentes de trabalho e o pagamento de horas extras.
Medidas administrativas
A pesquisa investigou também a opinião nacional sobre medidas adotadas pela Comissão Diretora do Senado para gerar economia na Instituição e fortalecer a transparência. A média de aprovação foi de 81%. Dentre os temas pesquisados, estão a criação do Conselho de Transparência com participação de membros da sociedade civil (aprovada por 90% dos entrevistados), a redução de gastos com contratos de terceirização (85% de apoio), o corte de cargos de chefia (83%) e a transferência de médicos do Senado para atender a população em hospitais públicos (89%).
Com Agência Senado