(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Feira de pães em BH deve movimentar R$ 1 milhão em negócios

A MinasPão 2013 - XIV Feira Nacional da Panificação e Confeitaria - será de 15 a 17 de maio de 2013, de 14 às 21 horas, no primeiro dia, e de 13 às 21 horas nos demais dias


postado em 15/05/2013 06:00 / atualizado em 15/05/2013 08:46

(foto: APRAFAD/DIVULGAÇÃO)
(foto: APRAFAD/DIVULGAÇÃO)
Com previsão de movimentar R$ 1 milhão em negócios e receber um público de 15 mil pessoas, começa hoje e vai até sexta-feira, na Serraria Souza Pinto, a Feira Nacional de Panificação e Confeitaria (MinasPão) 2013. Voltada para as empresas de panificação e confeitaria em Minas Gerais, a feira está completando 14 edições e é considerada o segundo maior evento da área de alimentação no estado.

Além dos negócios, a feira apresenta as novas tendências do mercado, com ênfase no aprimoramento de tecnologia e atualização de mão de obra, em vista da demanda e das necessidades do segmento. Os visitantes podem participar da programação técnica, com cursos que serão dados na Padaria Escola. Técnicos e chefes de prestígio vão ministrar cursos de pães especiais e de quitandas, e haverá palestras sobre gastronomia, degustação e harmonização de vinhos, de cervejas especiais e de azeites e degustação de cafés.

Em 2013, durante a MinasPão será também realizada a 1ª Feira Mineira de Equipamentos, Produtos e Serviços para Bares, Restaurantes, Fast Foods e Lanchonetes – a Minasbar. Seguindo uma tendência mundial para a setorização e complementando os segmentos de bebidas, alimentação e gastronomia, a união dos eventos é justificada uma vez que têm muito em comum: em toda a cadeia produtiva há a coincidência de fornecedores de equipamentos e insumos. Os programas Sabores de Minas e a Conspiração Gastronômica, com a curadoria do chef Eduardo Avelar, também estarão presentes na feira. Haverá área para palestras, discussões, apresentações de filmes, produtos e degustações.

O evento conta com o apoio do Estado de Minas, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação de Belo Horizonte e Região (Sitipan), do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindhorb), do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Mercado Central, Sebrae-MG, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) e Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas).

QUITANDAS NA MESA


Como objetivo de resgatar o costume e a prática de fazer quitandas, uma das presenças confirmadas na Minas Pão é a dos membros da Associação de Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis (Aprafad), que fabricam e promovem esta culinária rica e diversificada, típica do interior de Minas. Eles vão participar do evento como chamado Buffet Rural (foto), de produção própria e que inclui pães caseiros, quitandas, sucos, iogurtes, queijos e doces. Além de resgatar a velha e saborosa tradição mineira, haverá degustação e harmonização de azeites, cafés, cervejas especiais e vinhos. Nesta último, a harmonizações será feita por um sommelier gaúcho, integrante do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), com sede no Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves. O cronograma da feira contempla também importantes palestras para melhoria do setor.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)