O Itaú Unibanco Holding fechou com o Banco Citibank a aquisição do Banco Citicard e da Citifinancial Promotora de Negócios e Cobrança, responsáveis pela oferta e distribuição de produtos e serviços financeiros da marca Credicard, principalmente empréstimos pessoais e cartões de crédito, pelo valor de R$ 2,767 bilhões em dinheiro.
A operação conta com uma carteira de crédito (valor bruto) no valor de R$ 7,3 bilhões (data-base 31 de dezembro de 2012) e com uma base de 4,8 milhões de cartões de crédito. O negócio não inclui os cartões American Airlines, Corporate, Credicard Platinum (exceto Credicard Exclusive) e os cartões com as marcas Citi e Diners.
De acordo com comunicado do Itaú, as bases contratuais dos clientes da Credicard não terão nenhuma alteração em decorrência da operação. A conclusão da operação e o efetivo pagamento dependerão da aprovação dos órgãos reguladores competentes.
A Credicard detém 4,7 milhões de cartões – de todas as compras feitas com o plástico no país, 4,5% são realizadas por ela. Atualmente, a instituição representa 10% do faturamento do setor no Brasil. Além do segmento de cartões, atua em financiamentos e crédito voltado para consumo, consignado e imobiliário. Desde 2008, com o estouro da crise nos Estados Unidos, o Citibank mudou a estratégia no Brasil. Decidiu diminuir a operação no varejo, onde a concorrência com os bancos públicos é pesada, e passou a atuar mais fortemente na área corporativa e com clientes de alta renda.