Termina hoje a 14ª edição da Minaspão, segunda maior feira da área de alimentação realizada em Belo Horizonte. Voltada para os empresários do setor, o evento ocorre na Serraria Souza Pinto e tem apresentado novas tendências de mercado. Entre elas, a presença cada vez mais forte da gastronomia no ambiente das padarias. Prova disso é que além da participação de expositores na feira o evento conta com a Minasbar 2013 – I Feira Mineira de Equipamentos, Produtos e Serviços para Bares, Restaurantes, Fast Foods e Lanchonetes.
A inserção da gastronomia no evento, segundo a organização, aponta uma tendência mundial, já que os setores têm em comum toda a sua cadeia produtiva, fornecedores de equipamentos e insumos. O curador da feira, pesquisador e chef de cozinha Eduardo Avelar, revela que mais que servir como um centro de negócios ela quer também destacar a gastronomia mineira dentro da nacional. “O assunto virou política de governo e gastronomia está sendo reconhecida como cultura”, afirma.
Para aproximar os visitantes do tema, no último dia de evento serão realizados cursos e palestras. Entre eles, cursos de pães, degustação e harmonização de cervejas especiais e vinhos, além de uma palestra sobre as normas para a comercialização de alimentos da agricultura familiar. No II Salão Gastrônomico, promovido pela Conspiração Gastronômica – grupo que promove, divulga e preserva a culinária mineira –, serão realizadas palestras sobre sorvete de queijo, cafés, cervejas especiais e gastronomia na rede a partir das 14h.