Motoristas de vários municípios do país enfrentam filas para abastecer na manhã desta quinta-feira, dia da Liberdade de Impostos. Na capital mineira, apenas o Posto Urbano Ferraz, que fica na Avenida Álvares Cabral, 780, esquina com Bias Fortes, no Bairro de Lourdes, vende gasolina com desconto.
A ação é em protesto contra a alta carga tributária que incide, direta e indiretamente, sobre os combustiveis, e demais produtos. A gasolina será comercilaizada a R$ 1,835/litro, ou seja, com o desconto de 35% dos tributos diretos incidentes no produto. O preço médio negociado em Belo Horizonte é de R$ 2,835.
Conforme informações da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), as senhas começaram a ser distribuídas às 8h e se esgotaram em poucos minutos. O primeiro motorista chegou para abastecer por volta das 21h de ontem, mas o atendimento começou às 9h de hoje. Serão comercializados 5 mil litros de gasolina, com o limite de 35,4 litros por veículo. A ação é limitada a 100 automóveis e 120 motocicletas, mediante ordem na fila e sequência de senhas.
Além da gasolina, o corte nos impostos se estendeu até a papelarias, padaria, casa de produtos para piscina e para animais, clínicas de estética e locadora de veículos, dentre outros. Todos venderão um produto ou serviço com o desconto do valor proporcional aos impostos incidentes sobre o mesmo. Veja a lista no www.cdlbh.com.br.