A flexibilidade na carteira de clientes deve permitir ao banco Mercantil do Brasil crescer em torno de 25% neste ano. “Como somos um banco de rede, operamos em diversos segmentos, como pessoas físicas, jurídicas e grandes empresas. Isso permite flexibilidade, que nos faculta direcionar para cada segmento um foco maior, dependendo da circunstância da economia”, avalia André Brasil, vice-presidente executivo da instituição financeira. O banco comemorou ontem 70 anos no Palácio das Artes, com apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais a cerca de 1,7 mil clientes.
“É motivo de muita satisfação e alegria a comemoração, pois estamos em mercado sofisticado e complexo”, avalia Brasil. Ele destaca o fato de o banco ser o único de varejo de porte médio no país. O crescimento estimado este ano para o banco, segundo o executivo, deve ocorrer em função do foco dos negócios nas pessoas físicas. “O Brasil está vivendo o pleno emprego e há ainda o aumento de renda das pessoas”, diz. O crescimento dos negócios é acima do previsto para o setor pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entre 14% e 15% este ano.
No ano passado o Mercantil cresceu em torno de 33%. “Temos histórico de crescer acima da média do mercado. E as previsões do segmento como um todo para este ano são mais baixas”, observa o executivo. O banco vai investir cerca de R$ 2,5 milhões nas ações de marketing em comemoração dos 70 anos. No ano, o Mercantil também prevê aplicar cerca de R$ 25 bilhões em tecnologia e expansão de rede.
A instituição mantém o programa de expansão da rede de agências, a maioria em Minas Gerais e no interior de São Paulo. O objetivo é alcançar 200 unidades até o fim de dezembro. “Nosso programa de expansão previa 200 agências de 2012 a 2015. Estamos antecipando e vamos alcançar as 200 ainda este ano”, observa André Brasil. O banco já aumentou em 23% sua base de clientes ativos. Para 2013, a alta deve chegar a 20%.