As três maiores fabricantes de automóveis do Japão aumentaram a sua produção na China em abril. O incremento sugere que elas podem finalmente ter se recuperado de um cenário de queda de vendas, em meio ao sentimento anti-japonês na China desde o ano passado.
A Toyota, maior fabricante em volume de vendas, anunciou que a sua produção na China cresceu 8,7% ante igual período de 2012, para 72.955 veículos. A Nissan, segunda maior do setor, relatou ter montado um total de 106.797 unidades no mês passado, aumento de 7,1% na mesma base de comparação. Já a Honda, terceira maior fabricante, informou ter produzido 64.920 veículos, 5,9% a mais do que em abril do ano passado.
Os aumentos foram os primeiros em três meses. Em janeiro, a produção havia subido em virtude de uma base de comparação menor com o feriado do Ano Novo Lunar da China em igual mês do ano anterior. Mas o incremento do mês passado sugere que consumidores chinesas podem estar menos avessos a produtos japoneses. A rejeição às marcas do Japão se deve a uma disputa territorial entre Tóquio e Pequim em setembro do ano passado.
No Japão, a Toyota montou 271.880 veículos em abril, recuo de 1 4%, no oitavo mês consecutivo de queda. A produção doméstica da Nissan somou 74.888 veículos, 12,7% a menos do que em igual período de 2012. Já o número de veículos produzidos pela Honda em território japonês diminuiu 34,5% no mês passado, para 57.058 unidades.