São Paulo, 05 - A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) projeta crescimento de 5% nas vendas de Dia dos Namorados este ano na comparação com 2012. O dado foi extraído de consulta feita com empresas associadas à entidade.
A estimativa para este ano é de um acréscimo de vendas menor que o do ano passado. Em 2012, os lojistas da Alshop esperavam crescimento de 9% ante 2011 para as vendas em shoppings. Naquele ano, segundo a medição da Serasa Experian, o comércio em geral acabou registrando alta de 5,2% no período. Para a Alshop, a redução da expectativa neste ano é decorrente da queda na propensão a comprar.
O Dia dos Namorados é considerado a terceira melhor data para o varejo, perdendo apenas para Natal e Dia das Mães. De acordo com a previsão da Alshop, o tíquete médio das compras no período este ano oscilará entre R$ 80 e R$ 100.
Os artigos mais procurados devem ser os de moda masculina e feminina, bolsas e acessórios, calçados, perfumaria e cosméticos, eletroeletrônicos, flores e restaurantes. A Alshop representa hoje cerca de 107,1 mil lojistas, de 828 shopping centers.