A menos de dez dias do início da Copa das Confederações, a Ambev e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) começam o treinamento de práticas de consumo responsável de mais de 10 mil garçons e vendedores. Serão treinadas todas as pessoas que vão comercializar e servir bebidas alcoólicas dentro dos estádios no Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília. Na capital mineira, o treinamento começa na próxima segunda-feira. A operação também será replicada para todas as cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.
A força-tarefa vai atingir também mais de uma centena de bares do entorno dos estádios e os vendedores ambulantes cadastrados com as prefeituras das cidades-sedes. De acordo com Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da Ambev, a ação visa a conscientização bar a bar para despertar e estimular a cidadania de cada dono de estabelecimento que receberá turistas de todo o mundo.
"O objetivo é que os vendedores transformem a venda responsável de bebida em compromisso pessoal e que repliquem o conteúdo do treinamento, tornando-se multiplicadores do consumo responsável. Nada de vender bebida para menor de idade, consumir em excesso ou associado à direção".
O conteúdo do treinamento aborda a história e cultura da bebida alcoólica, a saúde e o bem-estar relacionados ao consumo moderado, a proibição do consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos e os perigos do consumo excessivo. O material foi criado e adaptado pela Ambev, com colaboração de professores do Centro Paula Souza, do Governo do Estado de São Paulo.
A Ambev vai lançar, ainda para a Copa a versão verde-amarela do ícone de consumo responsável, o +ID. O símbolo reforça que a cerveja é uma bebida democrática, para todos, menos para quem ainda não tem 18 anos de idade.