O recebimento de salários e a proximidade do Dia dos Namorados levaram grande público aos shoppings e lojas de rua de Belo Horizonte no último final de semana e deve ser assim até amanhã, quando os casais mais atrasados vão às compras. O movimento reforça as boas expectativas para a terceira melhor data para o comércio. Segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), o crescimento deve ser de até 5,5%, nas vendas, com movimento de R$ 2,24 bilhões, e o gasto médio dos consumidores deve variar entre R$ 100 e R$ 150.
Entre os presentes preferidos pelos casais estão as roupas, que despontam como primeira opção para 39,09% dos entrevistados. Calçados ficam em segundo lugar, com 20,97%, seguidos de perfumes/cosméticos (12,25%). Ao contrário de boa parte dos namorados, o casal de funcionários públicos Marina Lopes e Luiz Guilherme Rodrigues se antecipou para evitar o corre-corre às lojas. “No ano passado tive dificuldade de encontrar o presente onde queria, então resolvi me antecipar”, conta Marina, que faz mistério quanto ao presente escolhido.
Em clima otimista, os shoppings, que segundo a pesquisa serão os preferidos por 41,98% dos consumidores, já sentem os reflexos da data. Na comparação com mesmo final de semana do último ano, o BH Shopping registrou alta de 14% no fluxo de pessoas no sábado e de 8% no domingo. No DiamondMall, o crescimento foi de 5% em todo o final de semana. “Nossa expectativa era de fechar o período com incremento de 10% nas vendas e 2% no fluxo. O movimento do fim de semana nos mostrou que vamos superar esses números”, afirma o gerente de marketing do BH Shopping, Renato Tavares.
No DiamondMall, segundo a gerente de marketing Flávia Louzada, a expectativa é de aumento de 2% no movimento e de 9% nas vendas. No Boulevard Shopping, a previsão é de alta de 12% nas vendas em relação ao mesmo período no ano passado e 8% no fluxo de veículos. O gerente de marketing Daniel Vieira espera que entre hoje e amanhã mais veículos transitem pelo estacionamento. “Devemos saltar da média de 4,5 mil veículos por dia para 6 mil veículos”, diz.
Savassi
Nas lojas de rua o movimento aparece diferente. Na Savassi, por exemplo, os lojistas reclamam de pouco movimento no final de semana e nos dias que antecedem a data. Um das justificativas pode ser que a maioria dos consumidores (65,3%) descartará a possibilidade de comprar um presente que represente alto endividamento, segundo aponta a pesquisa da Fecomércio. De acordo com o diretor da loja Divina Scarpe, Wallace Bastos, este ano o faturamento será 40% menor que em datas comemorativas anteriores. Já a gerente da loja Ideale, Amanda Fernandes, espera que um aumento de 20% nas vendas venha com as compras de última hora.
Entre os presentes preferidos pelos casais estão as roupas, que despontam como primeira opção para 39,09% dos entrevistados. Calçados ficam em segundo lugar, com 20,97%, seguidos de perfumes/cosméticos (12,25%). Ao contrário de boa parte dos namorados, o casal de funcionários públicos Marina Lopes e Luiz Guilherme Rodrigues se antecipou para evitar o corre-corre às lojas. “No ano passado tive dificuldade de encontrar o presente onde queria, então resolvi me antecipar”, conta Marina, que faz mistério quanto ao presente escolhido.
Em clima otimista, os shoppings, que segundo a pesquisa serão os preferidos por 41,98% dos consumidores, já sentem os reflexos da data. Na comparação com mesmo final de semana do último ano, o BH Shopping registrou alta de 14% no fluxo de pessoas no sábado e de 8% no domingo. No DiamondMall, o crescimento foi de 5% em todo o final de semana. “Nossa expectativa era de fechar o período com incremento de 10% nas vendas e 2% no fluxo. O movimento do fim de semana nos mostrou que vamos superar esses números”, afirma o gerente de marketing do BH Shopping, Renato Tavares.
No DiamondMall, segundo a gerente de marketing Flávia Louzada, a expectativa é de aumento de 2% no movimento e de 9% nas vendas. No Boulevard Shopping, a previsão é de alta de 12% nas vendas em relação ao mesmo período no ano passado e 8% no fluxo de veículos. O gerente de marketing Daniel Vieira espera que entre hoje e amanhã mais veículos transitem pelo estacionamento. “Devemos saltar da média de 4,5 mil veículos por dia para 6 mil veículos”, diz.
Savassi
Nas lojas de rua o movimento aparece diferente. Na Savassi, por exemplo, os lojistas reclamam de pouco movimento no final de semana e nos dias que antecedem a data. Um das justificativas pode ser que a maioria dos consumidores (65,3%) descartará a possibilidade de comprar um presente que represente alto endividamento, segundo aponta a pesquisa da Fecomércio. De acordo com o diretor da loja Divina Scarpe, Wallace Bastos, este ano o faturamento será 40% menor que em datas comemorativas anteriores. Já a gerente da loja Ideale, Amanda Fernandes, espera que um aumento de 20% nas vendas venha com as compras de última hora.