A Receita Federal, em operação conjunta com o Ibama apreendeu, na noite dessa segunda-feira, telefones celulares e milhares de medicamentos irregulares na bagagem de três passageiros que seguiam do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para Recife.
Na mala de um único passageiro, havia 42 mil comprimidos de Pramil, remédio contra a impotência fabricado no Paraguai. O produto, que estava escondido em buquês de flores artificiais, não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, trazendo riscos graves à saúde e à vida do consumidor. A carga está avaliada em R$ 210 mil.
Outros dois passageiros transportavam o equivalente a R$ 31 mil em telefones celulares de origem estrangeira. Segundo um deles, a mercadoria teria sido comprada no centro de São Paulo. Os aparelhos não tinham documentação fiscal, obrigatória por lei.
Alerta para o consumidor
Aparelhos de telefonia móvel devem obrigatoriamente ser homologados perante a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. A prática, não observada pelo comércio irregular, traz sérios riscos à segurança e à saúde dos usuários, além de prejuízos aos serviços de telefonia e à qualidade do sinal de telefonia. Esses aparelhos normalmente possuem baterias e carregadores não homologados, provocando riscos de sérios acidentes e danos ao meio ambiente.