A Espanha ampliou a lei sobre ofertas de aquisição de empresas espanholas consideradas estratégicas para a economia do país, afirmou o jornal El Mundo na sua edição na Internet.
Originalmente, a Espanha considerava o setor de eletricidade e empresas de transmissão de energia como estratégicas. A lei agora também inclui empresas com operações no setor de hidrocarbonetos, como de refino, transporte e estoque de petróleo, de acordo com o jornal.
Embora o governo não possa vetar completamente a operação de aquisição, como exigido pela Comissão da União Europeia, ele deve ser informado sobre ofertas lançadas por empresas não europeias e, se alguma delas ameaçar o fornecimento de energia do país, o governo poderá impor "condições relativas", relata o El Mundo.
De acordo com o jornal, essas medidas foram estabelecidas para proteger especificamente a companhia de petróleo espanhola Repsol, à medida que o interesse recente da AT&T na Telefónica mostrou que há muitas empresas espanholas com negociações em bolsas por um preço abaixo de seu valor contábil. Fonte: Dow Jones Newswires.