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Estado de Minas

Azul/Trip é a companhia aérea preferida pela Infraero para operar no 'puxadinho'

Presidente da Infraero assina termo para obra do "puxadinho" e diz que companhia já opera em Porto Alegre e Guarulhos


postado em 22/06/2013 00:12 / atualizado em 22/06/2013 09:04

A Azul/Trip é a companhia aérea preferida pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para operar exclusivamente no terminal provisório do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. O presidente da empresa estatal, Gustavo do Vale, afirmou ontem, em solenidade para assinatura do contrato de execução da obra, que vai conversar com as três companhias (TAM, Gol e Azul/Trip) que operam voos domésticos no aeroporto para verificar qual se interessa por transferir o embarque para o “puxadinho”, mas, pela experiência da companhia nos terminais remotos de Brasília, Porto Alegre e Guarulhos (São Paulo), a Azul é apontada como “cliente preferencial”. “A preferência é por aquela companhia em que o número de conexões for menor”, diz Vale, ressaltando a capacidade do terminal de atender qualquer uma das três empresas.

O contrato com as empresas mineiras Urb Topo e EPC Engenharia, consórcio vencedor da licitação, foi assinado ontem, no valor de R$ 22,3 milhões. As duas terão prazo de 270 dias para ampliação do terminal de aviação geral, de forma a atender demanda anual de 3,9 milhões de passageiros. Somada à construção a modernização do terminal 1, a capacidade do aeroporto subirá para 15,5 milhões de passageiros por ano, permitindo assim que ele suporte a demanda até 2017. Mas, antes disso, a concessionária selecionada para operar o aeroporto terá que construir um segundo terminal. Pela minuta do edital, a obra deve ser erguida até abril de 2016.

O “puxadinho” terá área física três vezes maior que o atual prédio, passando de 1,8 mil metros quadrados (área referente ao terminal de aviação geral) para 5,4 mil m2. Serão construídos três módulos anexos ao edifício, sendo um para embarque e um para desembarque e um saguão para operação de máquinas de check-in e demais serviços necessários em um terminal.

O “puxadinho” terá toda a estrutura de um terminal de passageiros, como lojas, banheiros e outros, com exceção para os órgãos de controle de viagens internacionais (Receita Federal, Polícia Federal, Vigiagro etc), o que impede a operação de voos para outros países. A Infraero deve contratar uma empresa para construir um ou dois estacionamentos ao lado do terminal. A ideia inicial é que seja somente um, com 242 vagas em espaço de mais de 8 mil metros quadrados.

Prazo As obras, que se estenderão até abril de 2014, devem se iniciar logo após a publicação da ordem de serviço no Diário Oficial da União. As empresas aproveitarão o período necessário para montagem de canteiro de obras e análise topográfica e execução das primeiras sondagens para elaborar o projeto executivo. Para possibilitar o cumprimento do prazo, segundo os diretores das empresas, no pico da obra cerca de 150 pessoas devem ser contratadas. Segundo o presidente da URB Topo, Wilson Rezende, o interesse pela obra surgiu com as publicações na imprensa da desistência de empresas em certames anteriores. “Era um negócio tão distante”, afirma o empresário, lembrando que a experiência maior das companhias é em construções do setor privado.


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