(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Brasil acelera crescimento, segundo ministro Mantega

Crescimento é puxado por investimentos, recuperação da indústria e agricultura, disse o ministro


postado em 26/06/2013 12:08 / atualizado em 26/06/2013 12:56

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira, 26, que o crescimento do Brasil, "fraco no ano passado", está se acelerando. Ele citou o resultado do primeiro trimestre e falou que o crescimento é puxado por investimentos, recuperação da indústria e agricultura. "Podemos ver que o Brasil se situou entre os países que tiveram crescimento melhor no primeiro trimestre". Mantega participa de audiência pública na Câmara dos Deputados, que discute as perspectivas da economia brasileira.

"É um ano difícil para economia internacional, mas estamos conseguindo acelerar nosso crescimento e, no primeiro trimestre, tivemos crescimento igual ao dos Estados Unidos e superior ao do Chile, México, Reino Unido e da Colômbia", acrescentou.

Sobre o segundo trimestre, Mantega afirmou que o desempenho da economia brasileira está sendo melhor. Porém, disse, a equipe econômica ainda não tem os dados completos. Os números de abril, segundo ele, indicam bom crescimento da indústria de bens de capital. Ele citou, ainda, o comércio varejista, que apresentou crescimento de 7% nos últimos 12 meses, mas lembrou que as taxas de crescimento são menos fortes do que em anos anteriores.


"Uma das razões, segundo Mantega, é a diminuição do crédito para o consumidor. Temos aumento do crédito para investimentos, empresas e financiamento habitacional, porém o credito para bens de consumo esta crescendo menos".

O ministro avaliou, ainda, que os eventos recentes mostram que a economia brasileira possui confiança do investidor e citou o IPO do BB Seguridade a captação de Petrobras. Segundo Mantega, o Brasil foi, no ano passado, o quarto pais com maior investimento externo direto, ficando atrás de Estados Unidos, China e Hong Kong. "Começamos 2013 com investimento externo direto forte", lembrou, explicando que isso denota interesse do investidor externo pelo País.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)