Mais uma marca estrangeira está de passaporte carimbado para o Brasil. Dessa vez é a Amsia Motors, da Arábia Saudita, abrirá uma fábrica no estado de Sergipe, com investimento total de US$ 500 milhões, mais de R$ 1 Bilhão, o maior investimento da história feito por uma empresa privada no estado. Em uma solenidade oficial na manhã desta quinta-feira (27) em Aracaju, o governador em exercício de Sergipe, Jackson Barreto, e o presidente da Amsia Motors, Mustafa Zeauddin Ahmed, assinaram um protocolo de intenções para instalação da primeira indústria automobilística do estado. O ato também contou com a presença do príncipe da Arábia Saudita, principal acionista da empresa, Abdul Rahman bin Faisal al Saud.
As negociações entre a empresa e o Governo de Sergipe começaram há 11 meses. Segundo o representante da Amsia Motors para a América Latina, Evandro Oliveira, a consultoria Interplann levantou as informações sobre as melhores condições em todo o Brasil para a instalação da fábrica. "A consultoria nos indicou o estado de Sergipe por causa de uma série de benefícios fiscais que teríamos e pela localização estratégica", afirmou.
O estado de Sergipe ofereceu uma série de vantagens para atrair a empresa para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no município de Barra dos Coqueiros, na Região Metropolitana de Aracaju, como a isenção do ICMS, do IPTU e outros tributos municipais e os benefícios da zona isenta de impostos, além dos benefícios da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e do Inovar-Auto, do Governo Federal.
Veja um vídeo de apresentação da Amsia Motors!
O secretário de Desenvolvimento Tecnológico de Sergipe, Saumíneo Nascimento, atribui também, a boa localização do estado para a decisão da Amsia em se estalar em terras sergipanas. "O terreno onde será construída a fábrica fica bem próximo do porto de Sergipe, facilitando a exportação dos carros para o Norte da África, onde a Amsia pretende atuar também, além disso, estamos entre dois grandes mercados do Nordeste e para a região isso é muito importante, pois esses estados (Bahia e Pernambuco) já tem fábricas de automóveis e com essa nova planta, irá fortificar a indústria no Nordeste", disse o secretário.
O cronograma apresentado na assinatura do protocolo de intenções, prevê o início das obras em no máximo 14 meses.
A ideia do Governo do estado é levar mais empresas do setor automotivo para a região. A japonesa Yazaki, que produz chicotes elétricos para veículos, já está em Sergipe e além da Amsia, ela poderá atender também as fábricas de estados vizinhos, como a Ford na Bahia e a Fiat em Pernambuco.
No Brasil, a Amsia pretende produzir 25 mil carros por ano. Segundo a empresa, um compacto híbrido que será projetado especialmente para o mercado brasileiro, dará origem a uma família que terá ainda um sedã e um SUV médio, além de um subcompacto elétrico.
Apesar de ter origem árabe e sede em Riad, a Amsia conta com organismo administrativo nos Estados Unidos e produz carros em sistema Joint Venture na China e explora o mercado em 18 países do Oriente Médio e África. A Amsia tem em seu portfólio mundial, motocicletas, automóveis compactos, picapes, SUV´s, máquinas agrícolas, caminhões, ônibus urbanos e ônibus de viagem.