Um projeto que será lançado hoje promete impulsionar o faturamento de 199 pequenos fabricantes de móveis e de artefatos de madeira, sobretudo de portas e janelas, da Grande BH. Trata-se do Redes de Serviços Tecnológicos (RST), que receberá aporte de R$ 2,6 milhões até 2016 para custeio, principalmente, de consultorias em inovação e design. O programa é patrocinado pelo Sebrae, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Centro de Tecnologia e Qualidade do Setor de Móveis da Região de Marche (Cosmob), na Itália.
INOVAÇÃO
“Quem não investe em inovação não fica competitivo. O design é a mola do nosso setor”, diz Carlos Alberto Homem, presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis e Artefatos de Madeira do Estado de Minas Gerais (Sindmóveis). O fabricante completa: “O RST é uma oportunidade muito boa para nosso setor, pois supre necessidades das pequenas empresas, como pesquisas”.
O diretor técnico do Sebrae nacional, Carlos Alberto dos Santos, reforça ainda que projeto ajuda os fabricantes a solucionar problemas específicos de cada região. O programa é nacional e já foi lançado no Pará e no Amazonas. Ao todo, serão R$ 16 milhões em investimentos.