O apagão ocorrido na noite de sexta-feira, 12, nas cidades de Manaus, Iranduba e Manacapuru, todas no Estado do Amazonas, foi causado pelos sistemas de proteção elétrica, que desligam automaticamente a rede de energia ao detectar anormalidades.
A concessionária Eletrobras Amazonas Energia explicou em nota que às 22h28 de sexta houve desligamento do circuito 2 da Linha de Transmissão de Balbina - Manaus, em decorrência da atuação de proteções elétricas na Subestação Manaus, localizada no bairro do Coroado. Às 22h32, houve desligamento de parte da Subestação Manaus e da linha de transmissão de Lechuga - Manaus, também pelas proteções elétricas.
"Essas ocorrências provocaram instabilidade e o desligamento das usinas geradoras e, consequentemente, o desligamento das cidades", afirmou a empresa.
Às 23h17, após avaliação por parte dos operadores e técnicos da Eletrobras Amazonas Energia, foi dado início ao restabelecimento gradativo do Sistema Elétrico de Manaus.
Até a 0h10 deste sábado, 13, havia sido restabelecido 80% da energia da cidade de Manaus e, por volta de 0h40, praticamente toda a energia da capital havia voltado ao normal. À 1h03, teve início o restabelecimento do município de Iranduba e, à 1h04, de Manacapuru.
A Eletrobras Amazonas Energia informou que pelo fato de Manaus estar operando, em caráter experimental, conectada ao Sistema Interligado Nacional, o Operador Nacional do Sistema (ONS) deverá convocar nos próximos dias todos os agentes, geradores de energia, operadores das linhas de transmissão e especialistas, para uma reunião específica que tratará da elaboração de um relatório conclusivo sobre o referido desligamento.