O papa Francisco vende. O comércio de artigos religiosos registra um considerável aumento nas vendas antes mesmo de sua chegada, prevista para esta segunda-feira, 22, no Rio. De broches a camisetas, de livros com tiragens esgotadas a CDs que já faturaram disco de platina dupla, a JMJ está impulsionando o setor.
Os itens mais vendidos no site da Jornada são as camisetas com a logomarca da JMJ, com a estampa Keep Calm e a de boas-vindas a Francisco. A camiseta Eu Vou, com arte de Ziraldo, lançada há um mês, também está entre as prediletas. A organização da JMJ não fornece previsão de faturamento com as vendas. Mas com itens que vão de R$ 2 a R$ 150, e considerando que os preços dos mais vendidos estão na faixa dos R$ 30 a R$ 45, é possível estimar algo entre R$ 15 milhões e R$ 21 milhões de faturamento.
Na fábrica de artigos religiosos São José Operário, em Lorena (SP), todos os objetos com a logomarca da Jornada esgotaram. Foram vendidos 50 mil chaveiros (R$ 12 a R$ 16) em seis meses - mas não são só os produtos com o logo da JMJ que vendem.
Desde o ano passado, a empresa que investiu no e-commerce vem registrando crescimento de 20% a 30% na distribuição de seus produtos. “Isso decorre também do nosso trabalho de evangelização”, afirma a proprietária Lourdes Pereira dos Santos. O mais vendido é o miniterço, muito usado em lembrancinhas de batizado e casamentos. Em seguida, vêm os chaveiros e medalhas personalizados com imagem dos papas: o crescimento foi de 100%.
Desde que o papa Francisco foi eleito, a Elson MTA Arte Sacra, fabricante de artigos religiosos em Faxinal do Soturno (RS), registrou um aumento de 20% nas vendas de produtos personalizáveis - são velas (R$ 5 a R$ 12) e capelas em miniatura feitas de imbuia e mogno (R$ 3 a R$ 12). “A vinda do papa atinge o coração das pessoas, e toda essa atmosfera de esperança se materializa. As pessoas querem e procuram estar ou comprar alguma coisa religiosa”, diz o empresário Elson Biacchi. Para ele, a compra desses objetos é uma forma de participar do momento. “Os artigos religiosos, seja uma vela, uma capelinha, fazem com que a pessoa psicologicamente materialize e esteja inserida nessa atmosfera.” Somente entre os produtos licenciados e oficiais da Jornada são mais de 350 itens.
O canal oficial de vendas (www.lojario2013.com) oferece opções de camisetas, chaveiros, pulseiras, bonés, terços, escapulários, broches, crucifixos, moedas e medalhas. Há também livros e CDs, que podem ser adquiridos em redes de distribuição em todo o País e também nas paróquias. De amanhã até domingo, quando o papa volta para o Vaticano, haverá cerca de 60 lojas oficiais comercializando os produtos, além de vendedores ambulantes.
Expectativa
Os organizadores esperam vender 700 mil itens até o fim da JMJ - só de camisetas personalizadas feitas pela Dinoma, vendidas pelo disque-paróquia, foram cerca de 75 mil em mais de 500 paróquias atendidas. A personalização de itens tem sido uma boa estratégia para incrementar as vendas.
A voluntária Uiara Pereira, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio de Lisboa, em Taquara, zona oeste do Rio, encomendou 380 camisetas de um modelo escolhido pelos jovens do Encontro de Adolescentes com Cristo. As blusas trazem a estampa da beata Chiara Luce Badano, jovem italiana que morreu de câncer em 1990, aos 18 anos, considerada padroeira da juventude.
Os itens mais vendidos no site da Jornada são as camisetas com a logomarca da JMJ, com a estampa Keep Calm e a de boas-vindas a Francisco. A camiseta Eu Vou, com arte de Ziraldo, lançada há um mês, também está entre as prediletas. A organização da JMJ não fornece previsão de faturamento com as vendas. Mas com itens que vão de R$ 2 a R$ 150, e considerando que os preços dos mais vendidos estão na faixa dos R$ 30 a R$ 45, é possível estimar algo entre R$ 15 milhões e R$ 21 milhões de faturamento.
Na fábrica de artigos religiosos São José Operário, em Lorena (SP), todos os objetos com a logomarca da Jornada esgotaram. Foram vendidos 50 mil chaveiros (R$ 12 a R$ 16) em seis meses - mas não são só os produtos com o logo da JMJ que vendem.
Desde o ano passado, a empresa que investiu no e-commerce vem registrando crescimento de 20% a 30% na distribuição de seus produtos. “Isso decorre também do nosso trabalho de evangelização”, afirma a proprietária Lourdes Pereira dos Santos. O mais vendido é o miniterço, muito usado em lembrancinhas de batizado e casamentos. Em seguida, vêm os chaveiros e medalhas personalizados com imagem dos papas: o crescimento foi de 100%.
Desde que o papa Francisco foi eleito, a Elson MTA Arte Sacra, fabricante de artigos religiosos em Faxinal do Soturno (RS), registrou um aumento de 20% nas vendas de produtos personalizáveis - são velas (R$ 5 a R$ 12) e capelas em miniatura feitas de imbuia e mogno (R$ 3 a R$ 12). “A vinda do papa atinge o coração das pessoas, e toda essa atmosfera de esperança se materializa. As pessoas querem e procuram estar ou comprar alguma coisa religiosa”, diz o empresário Elson Biacchi. Para ele, a compra desses objetos é uma forma de participar do momento. “Os artigos religiosos, seja uma vela, uma capelinha, fazem com que a pessoa psicologicamente materialize e esteja inserida nessa atmosfera.” Somente entre os produtos licenciados e oficiais da Jornada são mais de 350 itens.
O canal oficial de vendas (www.lojario2013.com) oferece opções de camisetas, chaveiros, pulseiras, bonés, terços, escapulários, broches, crucifixos, moedas e medalhas. Há também livros e CDs, que podem ser adquiridos em redes de distribuição em todo o País e também nas paróquias. De amanhã até domingo, quando o papa volta para o Vaticano, haverá cerca de 60 lojas oficiais comercializando os produtos, além de vendedores ambulantes.
Expectativa
Os organizadores esperam vender 700 mil itens até o fim da JMJ - só de camisetas personalizadas feitas pela Dinoma, vendidas pelo disque-paróquia, foram cerca de 75 mil em mais de 500 paróquias atendidas. A personalização de itens tem sido uma boa estratégia para incrementar as vendas.
A voluntária Uiara Pereira, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio de Lisboa, em Taquara, zona oeste do Rio, encomendou 380 camisetas de um modelo escolhido pelos jovens do Encontro de Adolescentes com Cristo. As blusas trazem a estampa da beata Chiara Luce Badano, jovem italiana que morreu de câncer em 1990, aos 18 anos, considerada padroeira da juventude.