Cinco noivas fizeram barulho na tarde desta terça-feira na Praça Sete, no Centro da capital, em protesto aos elevados preços praticados no mercado de casamento e ao peso da carga tributária no Brasil, que fechou 2012 em R$ 1,59 trilhão, o equivalente a 36,27% do Produto Interno Bruto (PIB).
O setor está em crescente expansão e a expectativa é de que movimente R$ 16 bilhões este ano, segundo a Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais (Abrafesta). O valor é 8% acima da cifra apurada em 2012.
No entanto, boa parte do faturamento das empresas que atuam nesse mercado, será repassada ao Fisco em forma de impostos. Levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) revelou que, em média, 34,67% do preço de um vestido de noiva se referem a tributos federais, estaduais e municipais. No buquê de flores, o percentual é de 17,71%. Nos convites impressos, 24,32%.
O criativo protesto também teve o objetivo de divulgar a Fashion Noivas Show Room, uma feira com preços que levam o conceito outlet – o evento ocorrerá, de 26 a 28 de julho, no hotel Quality, no Bairro Serra.(Com informações de Paulo Henrique Lobato)