Uma pizza de queijo a US$ 30, um celular da Samsung duas vezes mais caro que em Nova York, fraldas pelo triplo do preço que em Miami ou um berço que custa seis vezes a mais no Brasil do que nos Estados Unidos. Preços altos e acima dos níveis internacionais estão ajudando a aumentar a ira dos brasileiros, destacou o jornal norte-americano The New York Times em reportagem publicada ontem.
O texto, assinado pelo correspondente do jornal no Brasil, Simon Romero, atribui parte da culpa dessas distorções de preços a problemas de infraestrutura no país, como o estrangulamento da logística, o que encarece a chegada do produto aos consumidores.
Algumas medidas protecionistas, que deixam a indústria local menos competitiva, também ajudam a encarecer celulares e eletroeletrônicos, destaca o Times. Mas o principal vilão seria o imposto cobrado pelo governo dos consumidores.
O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que mede quanto o brasileiro já pagou de tributos, alcança na manhã desta quarta-feira a marca de R$ 883 bilhões. O valor representa o total pago pelos brasileiros em tributos federais, estaduais e municipais desde 1º de janeiro. A arrecadação de tributos corresponde à construção de 25.230.706 casas populares de 40 m2, além de pagar mais de 1.419.732.587 salários mínimos.