A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) prevê crescimento de 3% nas vendas para o Dia dos Pais na comparação com o ano passado. Essa perspectiva é a mais baixa em quatro anos, informa a entidade. Em 2012, houve perspectiva de crescimento de 4% com relação a 2011. Nos anos anteriores, a perspectiva foi de 8% em 2011 com relação a 2010 e 10,5% em 2010 com relação a 2009.
A Alshop explica a projeção de crescimento menor neste ano pelo momento vivido pela economia brasileira. "Essa projeção menor em relação a 2012 é fruto da realidade da situação econômica no Brasil. A evolução de custos e preços produz índice de propensão a comprar menor que o verificado em 2012 e os endividamentos cresceram em relação a 2012, gerando uma desaceleração da economia", disse a associação em nota.
Segundo a associação, estão na lista de preferências de compras para a data roupas, especialmente de inverno, perfumes, calçados, eletroeletrônico e livros.