(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

IPCA de julho fica em 0,03% e Dilma Roussef diz que situação está sob controle

Dado divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira foi comentado pela presidente durante inauguração de universidade em Varginha, no Sul de Minas


postado em 07/08/2013 09:25 / atualizado em 07/08/2013 13:08

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, registrou taxa de 0,03% em julho deste ano. Em junho, a taxa havia sido de 0,26%. Em julho do ano passado, a inflação foi 0,43%.

O dado foi divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A inflação de julho deste ano foi a mais baixa desde julho de 2010, que havia sido de 0,01%. Entre os principais responsáveis pela queda da inflação estão os transportes, com queda de preços de 0,66% e alimentação, com deflação de 0,33%.
O grupo de despesas vestuário também teve queda de preços, de 0,39%.
Por outro lado, as despesas pessoais, com inflação de 1,13% foram o
principal responsável por evitar uma queda maior da taxa.
 
O IPCA acumula taxa de 3,18% no ano. No acumulado de 12 meses, o IPCA
registrou taxa de 6,27% e voltou a ficar abaixo do teto da meta de
inflação do governo, que é de 6,5%.
O grupo de despesas vestuário também teve queda de preços, de 0,39%. Por outro lado, as despesas pessoais (1,13%) foram o principal responsável por evitar uma queda maior da taxa.
O IPCA acumula taxa de 3,18% no ano. No acumulado de 12 meses, o IPCA registrou taxa de 6,27% e voltou a ficar abaixo do teto da meta de inflação do governo, que é de 6,5%.

 

 

Dilma Rousseff

Nesta quarta-feira, em Varginha, no Sul de Minas Gerais, a presidente Dilma Rousseff comentou o resultado da inflação de julho.  “Estou tranqüila em relação a isso”, afirmou a presidente, dizendo que a situação está totalmente sob controle.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também falou sobre o assunto e considerou como “muito bom” o resultado de julho.

“O que nós estamos vendo é que a inflação baixou mesmo. Nós tivemos a cesta básica ontem caindo ao seu menor nível há muito tempo e o IPCA próximo de zero [hoje]. Portanto, isso significa que a inflação sempre esteve sob controle e agora voltou para o patamar normal desta época do ano.”, disse Mantega.

O ministro destacou que isso não significa uma redução no índice nos próximos meses, devido à sazonalidade normal do período. “Voltará a subir um pouco nos próximos meses porque todo ano acontece isso. Então, estou antecipando antes que alguém diga: ah! A inflação vai voltar. Claro, a inflação tem uma sazonalidade e ela está tendo um comportamento normal agora no país”, acrescentou.

Mantega disse ainda que a expectativa da equipe econômica é de que a inflação de 2013 seja menor do que a registrada no ano passado. “Não sei. Provavelmente, sim [será menor]", completou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)