O início do combate ao processo inflacionário deve trazer retomada lenta na atividade econômica, afirmou ontem o vice-presidente executivo do Banco Mercantil do Brasil, André Brasil. “A nossa expectativa é de que essa retomada aconteça a partir do segundo semestre. As medidas governamentais para a contenção do processo inflacionário começam a mostrar resultados. A atividade de crédito está seguindo o que foi projetado no início do ano”, disse.
O Banco Mercantil foi homenageado ontem à noite pelos seus 70 anos em reunião especial na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O executivo explicou que, depois de um longo período de expansão da atividade de crédito, tanto a tomada de empréstimos quanto a concessão de financiamentos estão mais cautelosas e seletivas. “Temos um amadurecimento do consumidor bancário. Isso é muito positivo. Temos um tomador de crédito mais consciente da responsabilidade em relação ao uso do mesmo”, disse.
A instituição financeira conta hoje com 186 agências pelo país e vai alcançar 200 até o fim do ano. Segundo André Brasil, os investimentos que mais exigem do banco atualmente são em tecnologia (automação bancária) e o programa de expansão. “É onde temos investido ao longo dos últimos anos e vamos continuar apostando”, afirmou.
Desenvolvimento
O autor da proposta da homenagem aos 70 anos do Mercantil, o deputado Dalmo Ribeiro (PSDB), afirmou que a iniciativa é o reconhecimento da Assembleia Legislativa a uma instituição financeira genuinamente mineira. “Eu acho muito importante Minas Gerais preservar o patrimônio daqueles que ao longo da história puderam trazer o desenvolvimento e geração de emprego.”
O vice-presidente do Comitê Diretivo do Banco Mercantil, Luiz Henrique Araújo, destacou o foco do banco na pessoa física e na pequena e média empresa. “A homenagem é um reconhecimento da Assembleia, que representa o povo mineiro. É com muito orgulho que atingimos essa marca de 70 anos e o objetivo é que se perpetue.”