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Estado de Minas

Estruturas modernas nas produções de moda em BH


postado em 18/08/2013 06:00 / atualizado em 18/08/2013 07:39

Além de aumentar as vendas para o exterior, as indústrias qualificam as produções locais. Depois da área central e da Savassi, agora é a vez do Barro Preto. O projeto da Prefeitura de Belo Horizonte é valorizar a imagem do polo da moda e dar privilégio aos pedestres. Para isso, serão feitas intervenções em cerca de 21 trechos ao longo da Avenida Augusto de Lima e da Rua Mato Grosso. O Barro Preto conta hoje com cerca de 4 mil empresas, sendo 800 do setor de pronta-entrega e complemento de moda, segundo Fausto Izac, diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e coordenador do Conselho CDL-Barro Preto.

As obras têm previsão de começar em março de 2014 e vão contar com cerca de R$ 10 milhões de investimento. O foco maior vai ser na revitalização das calçadas. Entre a Rua Mato Grosso, Avenida Augusto de Lima e Rua Guajajaras vai ser feito um quarteirão fechado, onde será construída passarela de modas. “Teremos uma elevação para que possam ser feitos desfiles ao vivo. Queremos que Belo Horizonte seja declarada a capital nacional da moda, que é um dos principais indutores para o turista de compras vir para a capital”, diz Izac. A região do Barro Preto emprega cerca de 30 mil pessoas com confecção e pronta-entrega.

VETOR NORTE Com investimento de cerca de R$ 280 milhões, vai ser construído no Vetor Norte o Fashion City Brasil, que promete ser o novo centro de distribuição de moda no país. Ao todo, serão 514 lojas representantes de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O empreendimento, segundo Omar Hamdam, diretor e idealizador do projeto, vai ser o único one-stopshop do Brasil, modelo no qual o cliente que viaja para efetuar suas compras já desembarca praticamente dentro do mall, o que representa maior agilidade, conforto, praticidade e eficiência para os negócios.

O empreendimento vai contar com área de 200 mil metros quadrados de terreno em sua primeira fase, com 86 mil metros quadrados(m2)de área construída, 26 mil m2 de área bruta locável (ABL) e 12 mil m2 para eventos. O projeto, que vem sendo desenvolvido há oito anos, vai contar com mall, hotel (com 150 apartamentos) e centro de eventos. A obra deve ser entregue em novembro de 2014 e o lançamento está previsto para março de 2015. “Minas tem bons estilistas e desenvolvedores de moda. Mas não temos equipamentos condizentes para distribuir a moda”, afirma Hamdam. A expectativa é que o shopping receba entre 15 mil e 20 mil clientes por mês.


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