O mercado deu uma trégua ontem e o dólar fechou em queda, abaixo do patamar de R$ 2,40, depois de seis sessões de valorização. A moeda norte-americana fechou a R$ 2,3930 para a compra e R$ 2,3940 para a venda, queda de 0,83%, no comercial. O dólar turismo fechou cotado a R$ 2,29 para a compra e R$ 2,50 para a venda, queda de 1,3%. Nas agências de viagens, o dólar turismo estava cotado ontem ao valor médio de R$ 2,49, contra cerca de R$ 2,09 no mesmo mês de 2012.
A alta de quase 20% em um ano levou os turistas a pisar no freio. A procura de pacotes nacionais para o fim do ano cresceu em torno de 6% a 10% nas agências de viagens e os internacionais tiveram queda de 10%, segundo a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav). “O dólar alto tem afugentado o passageiro, que demora mais a confirmar as viagens internacionais. Não há, no entanto, cancelamentos”, afirma Antônio da Matta, presidente regional da Abav.
Para atrair o consumidor, as operadoras de turismo e agências têm aumentado o prazo de pagamento dos pacotes ou até mesmo congelado o preço do dólar. “Tentamos tornar o pagamento mais elástico, em duas ou três parcelas”, afirma Lenini Lamounier, diretor comercial do grupo Master Turismo. Segundo ele, alguns consumidores estão adiando o fechamento da viagem em função das variações da moeda. “Mas muita gente já comprou os pacotes para Natal e réveillon”, pondera.
A operadora de turismo CVC manteve a sua promoção de câmbio reduzido por períodos limitados. Em julho, por exemplo, a operadora ofereceu câmbio reduzido a R$ 1,99 para viagens aos EUA, Caribe e outras regiões. Outra estratégia da companhia é apostar cada vez mais na venda antecipada, até 18 meses antes do embarque, para facilitar o planejamento financeiro e parcelamento da viagem pelo cliente. A operadora está vendendo, por exemplo, pacotes para embarques no Carnaval e férias de julho de 2014. As passagens com voo pela American Airlines na CVC estão com câmbio fixo a R$ 2,19 para compras nesta semana com embarque em qualquer época, seja em 2013 ou 2014, conforme disponibilidade de voos. O cambio para outros pacotes está a R$ 2,29.
Na Belvitur Turismo, as vendas de pacotes domésticos tiveram alta de 25% em relação ao mesmo período de 2012 e as internacionais se mantiveram estáveis. Segundo Marcelo Cohen, diretor da Belvitur, há casos de passageiros trocando alguns destinos no exterior pelos resorts nacionais. Quem for passar uma semana em janeiro de 2014 no hotel Transamérica, em Comandatuba (BA), por exemplo, vai pagar R$ 4,99 mil com tudo incluído (passagem, hospedagem e alimentação). Já uma semana em Orlando (EUA) no período do réveillon sai por US$ 2,49 mil (cerca de R$ 6,2 mil).
Para comprar
Para quem vai viajar para o exterior no final do ano e ainda não comprou o dólar, é aconselhável fazer uma conta programada, afirma Juliano Lima Pinheiro, presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos e Mercado de Capitais (Apimec). “Se a pessoa pretende comprar US$ 3 mil, por exemplo, pode fazer as compras em etapas de US$ 600, já que não temos claro o que vai acontecer até o final do ano”, afirma. O governo, diz o especialista, já anunciou que vai tentar evitar oscilações grandes na moeda. “Mas não sei até onde ele vai conseguir controlar e qual vai ser a reação do mercado a isso.”