A regulamentação dos pagamentos por meio de dispositivos móveis, como celulares e smartphones, contida na Medida Provisória 615, deve incentivar as empresas brasileiras a acelerar operações neste segmento, seguindo uma tendência mundial. A Telefônica/Vivo criou uma joint venture com a MasterCard para o desenvolvimento de soluções de pagamentos móveis nos moldes do sistema pré-pago, e Belo Horizonte é a primeira capital do país a receber o serviço Zuum.
Já neste mês de agosto, os quase 6 milhões de habitantes das cidades mineiras terão acesso a uma conta corrente pré-paga no celular Vivo pela qual é possível fazer transferências de valores, recargas de créditos e, a partir de novembro, pagamento de contas. O Zuum foi lançado em maio deste ano no estado de São Paulo. Com mais de 6 mil clientes registrados nas cidades de Osasco, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Jundiaí e Guarulhos, a empresa já acumula mais de mil estabelecimentos credenciados como pontos de depósito, além de parcerias com as redes varejistas Walmart e Extra para venda do cartão.
Além da capital mineira, outras 33 cidades da Grande BH ilustram o plano da companhia em chegar a 200 mil clientes ativos até o fim de 2013. As outras cidades são: Baldim, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.
De acordo com o diretor presidente da MFS, Marcos Etchegoyen, “Belo Horizonte é uma capital com grande representatividade econômica, e a MFS que disseminar o conceito de pagamentos por meio de dispositivos móveis e promover inclusão financeira”.
Pesquisa do Data Popular revela que existem cerca de 55 milhões de pessoas sem conta em banco no Brasil. "Nós queremos oferecer uma alternativa de serviços de pagamento a essa população ao mínimo custo possível, e com um atrativo de programa de recompensas no qual quanto mais o cliente utilizar a conta Zuum, mais recompensa ele ganha”, completa o executivo.
Ainda segundo o diretor de marketing do Zuum, Eduardo Abreu, o instrumento possibilita a inclusão social, já que não é preciso ter um smartphone, 3G ou serviços de Internet no celular. "O serviço pode ser usado em qualquer celular, facilitando a vida do consumidor, que pode realizar tranferências, conferir saldos e até pagar contas sem transitar com dinheiro em espécie, ou seja, com maior segurança", ressalta.
Parcerias
Nessa mesma modalidade de pagamentos móveis, a Oi também opera com Banco do Brasil e Cielo. As teles também fecharam parcerias com bancos para atuar no sistema com a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite finalizar a transação financeira por meio da troca de dados por radiofrequência. Telefônica/Vivo e Claro fecharam com o Bradesco para atuar com NFC, e a TIM com o Itaú.