O dólar comercial opera em alta ante o real nesta sexta-feira. Por volta das 14h20 (horário de Brasília), a moeda norte-americana avançava 0,33%, cotada a R$ 2,282 para a venda. Na véspera, o dólar fechou em queda de 0,25%, para R$ 2,2745, menor nível ante o real em mais de um mês - desde o dia 9 de agosto -, com tendência de acomodação desde o início do mês, diante das intervenções diárias do Banco Central (BC). A divisa dos EUA avançou em apenas um dos nove pregões deste mês, acumulando baixa de 4,64% neste período.
Nesta sexta-feira, as atenções estão voltadas para o anúncio do ex-secretário do Tesouro dos EUA Lawrence Summers como o próximo presidente do Conselho do Federal Reserve. A nomeação deverá ser feita pelo presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou o jornal Nikkei em sua edição da noite de sexta-feira, citando fontes que não foram identificadas pelo nome.
A Casa Branca deve anunciar a decisão a partir do final da próxima semana, após a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla) na terça-feira e na quarta-feira. O mandato de Ben Bernanke como presidente do Fed acaba em janeiro do próximo ano.