(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BR-262 não recebe nenhuma proposta de empresa para obras de duplicação

No primeiro lote de privatização das rodovias, oito consórcios manifestam interesse na BR-050


postado em 14/09/2013 06:00 / atualizado em 14/09/2013 07:10

Classificados por setores do governo federal como as duas rodovias mais atrativas do Programa de Investimentos Logístico (PIL), os lotes de concessão das BRs 050 e 262, ambos trechos que cortam Minas, tiveram resultados bastante diferentes na abertura do processo de licitação. Enquanto a rodovia que passa pelo Triângulo Mineiro e segue para Goiás teve oito grupos empresariais interessados, entre os quais alguns dos principais conglomerados do país (Odebrecht e Queiroz Galvão), a estrada que leva os mineiros até as praias capixabas fracassou, sem interessados, para a “surpresa” da alta cúpula da Presidência da República.

Um detalhe que, segundo especialista, pode ter sido crucial para o fracasso da licitação da BR-262 é que com as revisões feitas no edital o governo federal delegou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a responsabilidade pela duplicação do trecho capixaba da rodovia, cabendo à concessionária as obras em Minas. Ou seja, o governo federal passava a ser uma espécie de sócio. A proposta da parceria era que a empresa não precisasse fazer um aporte muito grande nos primeiros anos de contrato, em contrapartida garantindo a duplicação até o quinto ano, premissa de que a presidente da República, Dilma Rousseff, não abriu mão. A sociedade era tida como incômoda.

O valor do pedágio por quilômetro previsto para a BR-262 também é consideravelmente maior que o da BR-050. Na primeira, a tarifa seria de R$ 0,1126, enquanto da outra de R$ 0,0787, diferença de 43%. A variação poderia ser vista como positiva, considerando que geraria maior arrecadação. No entanto, o valor teria efeito contrário, fazendo os usuários buscarem outras opções para não pagar o pedágio. Em uma das praças o motorista teria que pagar R$ 9,70. Com o alto custo, a ida para as praias também se tornaria mais fácil usando o avião. “Todo o sintoma e todos os dados eram de que os dois trechos eram extremamente atrativos. Eu não recebi qualquer tipo de demanda de qualquer falta de elementos ou números que não batiam ou desinteresse do setor”, afirmou o ministro dos Transportes, César Borges, ao anunciar o fracasso do leilão.

Apesar do insucesso, o ministro garantiu a continuidade dos leilões. A expectativa é que outros sete processos de licitações sejam realizados até dezembro. Quanto à BR-262, o ministro enxerga, por enquanto, duas possibilidades: a republicação do edital depois de conversas com o setor e o engavetamento do projeto. Caso haja qualquer alteração, seria necessário repetir todas as etapas de uma concorrência pública. “Das oito concorrentes (da BR-050), só vai ganhar uma”, disse o ministro, conjecturando a participação de uma das derrotadas na concessão da BR-262.

Redução da tarifa

Pela manhã, em visita a Uberlândia, município que corta a BR-050, a presidente Dilma afirmou que a expectativa era por forte redução do teto da tarifa de pedágio nos dois lotes devido à alta procura. “Pretendemos que a licitação seja bem-sucedida porque é um eixo de rodovia que serve para escoar toda a riqueza de São Paulo, Minas e Goiás. A espera é por um grande deságio, porque muitos empresários tiraram os dados para participar”, disse Dilma em entrevista a uma rádio local, sem mencionar a BR-262. Na região, a presidente foi questionada sobre a possível ocorrência de pedágio urbano entre Araguari e Uberlândia.

Os envelopes com as propostas comerciais das empresas que tiverem as garantias aceitas serão abertos na quarta-feira, na Bovespa. A empresa vencedora do certame será a que ofertar o menor valor de pedágio. As empresas terão até o dia 30 para interpor recursos aos resultados da ata. Depois, são mais cinco dias úteis para possível impugnação dos recursos. O cronograma estabelece assinatura de contrato em dezembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)