Para 89% dos empresários, as vendas para os próximos seis meses serão melhores do que as realizadas em 2012. O dado faz parte de uma pesquisa realizada pela Fecomércio Minas. As expectativas para o segundo semestre do ano sinalizam que o consumo manterá seu vigor, em função de um cenário econômico mais favorável, com arrefecimento do ritmo de crescimento inflacionário e recuperação do poder de compra das famílias.
“Os novos consumidores incorporados ao mercado, o crédito facilitado, o mercado de trabalho aberto às oportunidades e a confiança garantirão o pilar para bons resultados de vendas no futuro”, afirma o economista da Fecomércio MG, Juan Moreno de Deus. A análise comparativa de agosto deste ano contra agosto do ano passado revela quadro favorável, já que o somatório de vendas melhores ou iguais totalizou 67%. Também foi positiva a análise de vendas realizadas em agosto de 2013 contra julho de 2013, tendo em vista que 66% dos entrevistados registraram vendas melhores ou iguais.
Para este mês, 92% dos empresários esperam vendas melhores ou iguais as de agosto. “Tais indicadores consolidam a confiança dos empresários no futuro comportamento das vendas e da demanda”, ressalta o economista. Os lojistas que comercializam artigos de vestuário (15,2%), calçados e artigos de viagem (8,1%), joias e acessórios (5,1%) são os mais otimistas em relação ao bom desempenho.
Dos empresários entrevistados, 72% adotarão liquidações neste mês. “É a hora de o consumidor ficar atento às oportunidades, aliar preço e qualidade, otimizando seu poder de compra. O fator-chave é conquistar o consumidor, seja por meio do atendimento e do mix de produtos, ou por novos canais de vendas, como a internet e compras coletivas”, conclui Juan.