(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Número de veículos financiados em agosto cai 15%


postado em 16/09/2013 13:01 / atualizado em 16/09/2013 13:41

O número de veículos financiados caiu 15% em agosto de 2013, em relação ao mesmo mês do ano passado, e 2% quando comparado ao volume registrado em julho deste ano, segundo levantamento realizado pela Cetip, que opera o maior banco de dados de créditos de veículos do país. O estudo mostra também que 4,4 milhões de veículos foram adquiridos por meio de financiamento entre janeiro e agosto de 2013, queda de 5% em relação ao mesmo período de 2012.

Em relação ao volume financeiro movimentado, a queda foi de 20% na comparação anual (de R$ 16,39 bilhões para R$ 13,11 bilhões) e de 3% na mensal (de R$ 13,51 bilhões para R$ 13,11 bilhões).

Foram 582.222 veículos foram financiados no mês passado, sendo 281.624 usados e 300.598 novos. Em agosto do ano passado, o total registrado foi de 683 mil. Em julho, o número contabilizado foi 594 mil. Do total das vendas em agosto, 46% aconteceram na região Sudeste, aumento de 1 ponto porcentual em relação ao mês anterior. A região Sul representou 21%, Nordeste 18%, Centro-Oeste 10% e Norte 6%.


Segundo a Cetip, na região Nordeste o principal mercado ainda é de motos, 35% dos financiamentos dos veículos de duas rodas aconteceram em território nordestino. Na região Sul, destaque para os financiamentos de veículos pesados, com 28% das vendas parceladas e autos leves, 22%.

Conforme os dados da empresa, o número de financiamentos de veículos realizados por meio de CDC (Crédito Direto ao Consumidor) cresceu 1,2 ponto porcentual em agosto de 2013, na comparação com o mês imediatamente anterior, atingindo 84,1% do total. Os consórcios apresentaram queda de 1 ponto porcentual para 12,5%. Leasing e reserva de domínio mantiveram-se em 2,0% e 1,5% na mesma base de comparação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)