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Estado de Minas

Obras na pista do Aeroporto de Confins vão durar sete meses, diz Infraero

Ampliação e reforma não devem causar interferências nas operações das aéreas


postado em 17/09/2013 06:00 / atualizado em 17/09/2013 06:46

Pista será aumentada em 600 metros e poderá receber aeronaves de maior porte (foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)
Pista será aumentada em 600 metros e poderá receber aeronaves de maior porte (foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)
As obras de ampliação e reforma da pista do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, vão ocorrer sem interrupção nas operações das companhias aéreas. A informação foi dada ontem pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) ao governo de Minas. A estatal vai começar a obra da pista neste mês e os serviços vão ser divididos em duas etapas: ampliação e reforma. A primeira fase termina em fevereiro de 2014. A segunda vai ser realizada de janeiro a abril do ano que vem.

Em maio foram iniciadas as obras do pátio. As reformas da pista foram contratadas por meio de processo licitatório, juntamente com as do pátio, por R$ 22,77 milhões. Na segunda fase da obra, a pista de voo vai ser fechada das 23h às 6h, durante cerca de 60 dias. Segundo a Infraero, apenas um voo internacional – de Confins para Lisboa (Portugal), operado pela TAP –, que atualmente tem decolagem à meia-noite, vai ser antecipado para as 23h. A pista vai ser fechada somente depois da saída dessa aeronave.

A obra está a cargo do consórcio Cowan/Conserva. A pista vai ser ampliada inicialmente em 600 metros, passando dos atuais 3 mil para 3,6 mil metros, com duração de 75 dias. A pista recebe atualmente aeronaves do porte do A340-300. Com a ampliação, passará a ter condições de operar com aeronaves do tipo 747- 400. Além disso, a ampliação reforça as condições de segurança das operações do aeroporto, segundo a Infraero.

Durante as obras de junção da pista atual com a ampliação, prevista para durar 60 dias, a pista será reduzida em 350 metros, sendo operada com 2.650 metros das 7h às 20h. No intervalo das 20h às 7h, as intervenções serão interrompidas, voltando a pista a operar com 3 mil metros. "Isso faz com que os voos internacionais que pousam e decolam em Confins possam operar sem interferências", informa a Infraero.

Já as obras de reforma da pista, necessárias para melhorar as condições de segurança, atrito e durabilidade do asfalto, serão iniciadas em janeiro de 2014 e terminarão no final de abril do mesmo ano. Para a execução dessa obra, a pista vai ser interditada por sete horas diárias, das 23h às 6h. O cronograma da obra da Infraero foi definido em reunião entre representantes da Infraero e das empresas aéreas, com a participação da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

"O acordo conseguido é importante, uma vez que até o final do mês teremos uma dezena de aeroportos em obras no país e estamos fazendo um esforço muito grande para reajustar a malha aérea das companhias em função das restrições operacionais decorrentes", afirmou, por meio de nota, Ronaldo Jenkins, diretor de Segurança e Operações de Voo da Abear.

Reformas

O aeroporto de Confins tem capacidade para transportar 10,3 milhões de passageiros ao ano, exatamente o número total de pessoas transportadas em 2012. No ano da Copa do Mundo, a previsão é de 13 milhões de pessoas. O terminal vem passando por reformas. Também estão em andamento as obras de ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves, que passará de aproximadamente 113 mil m² para 370 mil m². As obras estarão concluídas até abril de 2014, segundo a Infraero.

"Todo o aeroporto de Confins demanda reforma há algum tempo. Desde a construção não teve grande obra", afirma Hugo Braga Tadeu, professor da Fundação Dom Cabral (FDC). Ele ressalta que o aeroporto foi planejado para transportar 5 milhões de passageiros ao ano e já transporta mais de 10 milhões. "Com esse aumento de passageiros nacionais e internacionais, é necessária a reforma da pista", diz. Ele ressalta ainda que, como aeroporto internacional, Confins precisa ter uma pista com características e exigências da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata).


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