(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Infraero abre capital


postado em 18/09/2013 11:41

Em uma nova tentativa de mostrar boa vontade com o capital privado, o governo colocou em marcha a reestruturação da Infraero, visando abrir o capital da estatal até 2016. A proposta de mudar o perfil societário da maior operadora de aeroportos da América Latina e quinta do mundo, 100% controlada pela União, vem desde o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto tocado lentamente pela sua sucessora, Dilma Rousseff, também busca manter o governo como controlador e acionista majoritário, nos moldes da Eletrobras, da Petrobras e do Banco do Brasil.

Com apoio de três consultorias privadas contratadas há mais de um ano, as mudanças na organização da empresa, que administra 63 aeroportos, sendo três como sócia minoritária, deverão estar completas até o carnaval. O comando da diretoria executiva será reforçado e nove superintendências regionais serão convertidas em centros de apoio técnico.


“A estatal não perseguiu nenhum modelo do exterior, embora tenham sido feitas várias análises comparativas de indicadores, principalmente com operadoras europeias e asiáticas”, observou Mauro Roberto Pacheco de Lima, diretor de Planejamento da companhia.

Em paralelo, está sendo criada uma nova subsidiária, a Infraero Participações S.A. (Infrapar), que será a representante da estatal nos consórcios que administrarão aeroportos privatizados. Além de ser sócia com 49% nas administrações dos terminais de Brasília, Guarulhos (SP) e Campinas (SP), a Infraero vai participar da gestão privada do Galeão (RJ) e de Confins (MG), cujo leilão está previsto para outubro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)