O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, informou que o órgão deve analisar o edital do leilão dos aeroportos de Galeão, no Rio de Janeiro, e Confins, em Minas Gerais, na quarta-feira da próxima semana. "Se isso acontecer, o governo poderá publicar o edital no dia 3", afirmou a jornalistas nesta segunda-feira.
A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, apresentaram nesta tarde justificativas aos questionamentos feitos pelo TCU ao governo sobre a licitação.
Nardes afirmou que o governo aceitou as recomendações do TCU para mudar a exigência de experiência mínima para os concorrentes a operadores do aeroporto de Confins e a reduziu de 35 milhões para 20 milhões de passageiros por ano. "Isso, de certa forma, facilita a aprovação. Isso abre muito mais (para a concorrência)", declarou. No entanto, o governo manteve o número de 35 milhões para o aeroporto do Galeão.
O presidente do TCU disse que a questão a respeito da participação dos consórcios que arremataram os aeroportos de Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Brasília (DF) será definida pelo plenário do órgão. No caso de Guarulhos, os novos operadores são os principais fundos de pensão do País. O governo queria excluir a participação desses grupos, mas uma segunda hipótese em avaliação é que entrem com até 15% dos 51% da participação privada.