(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Greve dos bancários entra na terceira semana com 10.822 agências paradas

Em BH, 61% das agências ficaram de portas fechadas nessa segunda-feira


postado em 01/10/2013 08:28 / atualizado em 03/10/2013 09:39

Consumidor recorre aos canais alternativos, como os caixas eletrônicos (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Consumidor recorre aos canais alternativos, como os caixas eletrônicos (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

A greve nacional dos bancários já entrou na terceira semana e 10.822 agências e centros administrativos não funcionaram nessa segunda-feira, de acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Na sexta-feira, haviam sido paralisadas 10.633 dependências. Em relação ao primeiro dia da greve, em 19 de setembro, quando foram fechadas 6.145 agências, houve um crescimento de 76,1%.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de BH e Região, 61% das 730 agências bancárias e prédios administrativos espalhados nos 84 municípios que formam a base da entidade fecharam as portas. Segundo a categoria, os banqueiros ainda não apresentaram nova proposta para atender as reivindicações dos trabalhadores. “Eles apresentaram a única proposta há 25 dias, repondo apenas a inflação e ignorando as demais reivindicações econômicas e sociais”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.

Nesta terça-feira, os bancários se concentrarão, a partir das 11h30, em frente à agência do Banco do Brasil na Rua Tamoios, esquina com Rua Guarani, no Centro de Belo Horizonte. No mesmo local, às 13h, será realizada assembleia para discutir os rumos do movimento.

A proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) no dia 5 de setembro, de 6,1% de reajuste sobre todas as verbas salariais, sem aumento real, foi rejeitada pelo Comando ainda na mesa de negociação. Os bancários pedem reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real, além da inflação), participação nos lucros e resultados de três salários mais R$ 5.553,15 e piso salarial de R$ 2.860,21, entre outras reivindicações.

Nota da Febraban

A Federação Brasileira de Bancos divulgou nota lembrando o vencimento dos principais tributos federais, que podem ser pagos por meio dos canais alternativos, como os caixas eletrônicos e rede 24 horas, pelo internet banking, pelo telefone do banco e ainda no correspondente.

A Febrabam alertou para o vencimento das contas do dia a dia, como alugueis, contas de água, luz, telefone, celular, licenciamento de veículos (em setembro vencem os carros com placas 7), renovações de seguros em geral, pagamento de financiamentos e empréstimos e a Inspeção Ambiental Veicular.

Segundo a Federação, as transações por meios eletrônicos representam 42%. Além dos canais eletrônicos, a associação ressalta que a população tem a disposição os correspondentes, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)