Os bancários estão em greve há três semanas e no 13º dia de paralisação foram fechadas 11.016 agências e centros administrativos em todo o país, de acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Na segunda, 10.822 agências e centros não funcionaram e, na sexta haviam sido paralisadas 10.633 dependências. Em relação ao primeiro dia da greve, em 19 de setembro, quando foram fechadas 6.145 agências, houve um crescimento de 79,2%.
Segundo a categoria, "os bancos se recusam em apresentar uma proposta que contemple as reivindicações por aumento real, valorização do piso, mais contratações, melhores condições de trabalho, mais segurança e igualdade de oportunidades".
A greve foi deflagrada no dia 19 de setembro porque os bancos, em cinco rodadas duplas de negociações, propuseram a reposição da inflação e recusaram as demais reivindicações da categoria. No primeiro dia, foram fechadas 6.145 agências e departamentos nos 26 estados e no Distrito Federal.
Em nota, a categoria informou que "a greve continuará enquanto não houver aumento real, valorização dos pisos, melhoria da PLR, proteção do emprego, melhores condições de trabalho, mais segurança e igualdade de oportunidades".
A proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) no dia 5 de setembro, de 6,1% de reajuste sobre todas as verbas salariais, sem aumento real, foi rejeitada pelo Comando ainda na mesa de negociação. Os bancários pedem reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real, além da inflação), participação nos lucros e resultados de três salários mais R$ 5.553,15 e piso salarial de R$ 2.860,21, entre outras reivindicações.
Nota da Febraban
A Federação Brasileira de Bancos divulgou nota lembrando o vencimento dos principais tributos federais, que podem ser pagos por meio dos canais alternativos, como os caixas eletrônicos e rede 24 horas, pelo internet banking, pelo telefone do banco e ainda no correspondente.
A Febrabam alertou para o vencimento das contas do dia a dia, como alugueis, contas de água, luz, telefone, celular, licenciamento de veículos (em setembro vencem os carros com placas 7), renovações de seguros em geral, pagamento de financiamentos e empréstimos e a Inspeção Ambiental Veicular.
Segundo a Federação, as transações por meios eletrônicos representam 42%. Além dos canais eletrônicos, a associação ressalta que a população tem a disposição os correspondentes, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.