Maior banco privado do país, o Itaú Unibanco anunciou nesta quarta-feira uma nova ofensiva no mercado de cartões de crédito. Depois de ter fechado o capital da Redecard e de ter arrematado o controle da Credicard – operação que ainda falta passar pelo crivo do Banco Central –, o conglomerado financeiro decidiu ampliar sua participação em um segmento ainda mais concorrido desse mercado, o de bandeiras de cartões, hoje dominado amplamente pelas multinacionais Visa e Mastecard. Detentor da terceira maior bandeira de plásticos do país, a Hipecard, o banco vai lançar ainda este mês outra marca para abrigar os plásticos emitidos aos correntistas, batizada de Hiper.
Outra diferença entre as duas bandeiras é que, no caso da Hiper, os consumidores que utilizarem os cartões terão de pagar anuidade. A taxa, no entanto, será revertida em bônus de celulares. A anuidade mensal de R$ 10,00 por mês será convertida em R$ 12,00 também mensais em crédito no celular (tanto para telefones pré-pagos, quanto para pós-pagos).
O Itaú não informou quanto pretende alcançar com o novo produto, mas, tendo em vista que a Hipecard detém 5% do mercado, é possível imaginar o tamanho do apetite que o banco tem com a nova marca. “A área de cartões tem uma participação muito importante no resultado do banco, e esperamos que este setor continue ocupando espaço”, disse o diretor executivo da área de cartões do Itaú Unibanco, Milton Maluhy.
A Hipecard é uma bandeira de cartões criada pela rede supermercados Bom Preço, adquirira pela multinacional norte-americana Walmart em 2004. Na mesma operação, o Unibanco, que posteriormente foi arrematado pelo Itaú, ficou responsável pela área de cartões.
O repórter viajou a convite do Itaú