Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em queda nesta quinta-feira em Nova York, devido aos temores dos investidores pelos efeitos que a paralisia orçamentária dos Estados Unidos possa ter sobre a economia do primeiro consumidor mundial de petróleo.
O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em novembro caiu 79 centavos no New York Mercantile Exchange (Nymex) a 103,31 dólares. Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte para a mesma entrega fechou a 109,00 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), com queda de 19 centavos.
As discussões entre democratas e republicanos sobre o orçamento continuam estagnadas em Washington, obrigando 800.000 funcionários públicos a permanecer de férias forçadas sem pagamento pelo terceiro dia consecutivo. Todos os fatos ligados à situação de paralisia orçamentária nos Estados Unidos são acompanhados pela maioria dos mercados a nível mundial e "como as negociações não avançam, o petróleo permanece sob pressão", disse Matt Smith da Schneider Electric.
Soma-se ao bloqueio orçamentário o problema do teto da dívida do país: se o Congresso não aprovar até 17 de outubro um aumento do teto da dívida, os Estados Unidos poderiam cair no primeiro default de sua história. Este fato sem precedentes poderia ser "catastrófico" para o país e levá-lo a uma crise inclusive pior que a de 2008, segundo o relatório do Departamento do Tesouro publicado nesta quinta-feira.
A publicação de uma queda maior que o previsto da atividade no setor de serviços em setembro nos Estados Unidos também influenciaram os preços, já que constitui um mau presságio para o consumo energético do país.