A Petrobras fechará 38 de seus escritórios e filiais no exterior para se concentrar na exploração das grandes reservas em águas profundas de sua costa conhecidas como "pré-sal". O anúncio foi feito pela presidente, Graça Foster, à revista Brasil, Energia, Petróleo e Gás, e confirmada à AFP pela empresa.
"Ainda não temos detalhes dos países onde fecharemos filiais, mas 38 escritórios e empresas o que não quer dizer 38 países. Há países onde temos várias filiais e escritórios", indicou. Na semana passada Moody's reduziu a nota da Petrobras, que passou de A3 a Baa1, devido ao forte endividamento da empresa.
O plano estratégico da Petrobras para 2013-2017 prevê vendas e cessões de ativos de 9,9 bilhões de dólares. A empresa já se desfez de ativos no exterior nos últimos meses. Esse plano prevê investimentos de 236,7 bilhões de dólares, dos quais 60% serão destinados à exploração e produçao de petróleo, principalmente no pré-sal, que pode duplicar a produção brasileira de petróleo até 2020 segundo estimativas oficiais. Este mês, o Brasil fará o primeiro leilão de um campo no pré-sal, dia 21 de outubro.