A Cervejaria Heineken Brasil, dona da marca Kaiser, anunciou nesta quarta-feira o lançamento da Kaiser Radler. O produto é uma nova categoria do mercado cervejeiro, que combina cerveja com suco natural de limão. Desde 2007, 29 rótulos da empresa ao redor do mundo já ganharam uma versão Radler e, ao final de 2014, serão 44 países a aderir à novidade.
De acordo com o vice-presidente de marketing da Heineken Brasil, Nuno Teles, Kaiser Radler é ideal para os consumidores que buscam refrescância e novas experiências de sabor. “Nosso objetivo com Kaiser Radler é trazer inovação, com um produto que já é sucesso em vários países do mundo”, comenta o executivo.
De origem alemã, a receita Radler surgiu na região da Baviera, em 1922. Franz Xaver Kugler, que na época era o dono do conceituado pub Kugler-Alm, situado no final de uma pista de ciclismo, recebeu milhares de esportistas sedentos para se refrescarem. Para atender às necessidades dos clientes, ele teve a ideia de combinar cerveja com suco natural de limão, batizando a receita de “Radler” - que significa ciclista em alemão -, em homenagem aos primeiros consumidores.
A Kaiser existe no mercado nacional há mais de 30 anos e foi relançada em todo o Brasil em 2011, sendo produzida sob o controle de qualidade da Cervejaria Heineken. Antes de chegar ao copo do consumidor, a cerveja passa por cerca de 850 análises e, todos os meses, diversos lotes da marca são enviados à sede da empresa, na Holanda, para a avaliação de qualidade pelos mestres cervejeiros.
Depois do relançamento, Kaiser foi escolhida para ser o único rótulo não europeu da Cervejaria Heineken a ter o formato em barril. Com Kaiser Radler, a marca ganha mais uma novidade em seu portfólio, o que torna a marca ainda mais estratégica para a Cervejaria Heineken.
Êxito no mercado europeu
A primeira Radler da Cervejaria Heineken foi lançada na Áustria, em 2007, e a marca que lançou a novidade foi a Gösser Natur Radler. Os primeiros indicadores de sucesso apareceram em 2009, quando a receita começou a ser comercializada também na Hungria, com volume de cerca de 250 mil hectolitros por ano. Desde então, Radler se difundiu tanto pela Europa, em particular no Leste Europeu, que, em 2012, o volume de Radler comercializado foi de 1,5 milhão de hectolitros. Hoje, a participação de Radler dentro do mercado cervejeiro da Europa é próxima de 10%.
O sucesso da combinação de cerveja com suco natural de limão, na Europa, despertou o interesse da Cervejaria Heineken em levar a novidade para outros mercados, como a África e América Latina. O Brasil, por ter grande representatividade para a cervejaria, foi escolhido como o primeiro país do continente a lançar uma Radler, por meio da marca Kaiser.
Nuno Teles acredita que fatores como o clima quente do país e o interesse dos consumidores brasileiros por novidades devem influenciar a aceitação do lançamento. No mundo, diversas marcas da Heineken já ganharam uma versão Radler, como Sagres (Portugal), Fosters (Reino Unido), Amstel (Holanda, Finlândia, Grécia e Espanha), Dreher (Itália), Calanda (Suíça), Maes (Bélgica), Pelforth (França), Primus (Congo) e Bourbon (Ilhas Reunião).