(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Japão diz que EUA precisam agir com responsabilidade


postado em 11/10/2013 08:25 / atualizado em 11/10/2013 09:08

O ministro da Economia do Japão, Akira Amari, sinalizou nesta sexta-feira que tem esperança de que os Estados Unidos cheguem a uma resolução para encerrar a paralisação parcial do governo norte-americano e evitem um calote sem precedentes, argumentando que os Estados Unidos precisam ter em mente o impacto que um impasse prolongado pode ter sobre o resto do mundo.

"Por ser a maior economia do mundo, os EUA têm uma responsabilidade não só com o seu povo, mas também com o resto do mundo", avaliou Amari.


O presidente norte-americano, Barack Obama, e os republicanos da Câmara iniciaram as discussões nesta quinta-feira sobre a proposta do presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, o republicano John Boehner, do Partido Republicano, de prorrogar por seis semanas a suspensão do limite de endividamento do governo. Com isso, se estendeu o impasse do orçamento norte-americano que pode se tornar uma crise da dívida do país.

Apenas a perspectiva de uma resolução para evitar um calote sem precedentes dos EUA foi suficiente para animar os investidores do mercado. "O Japão espera que o impacto sobre a economia japonesa e mundial sejam reduzidas ao mínimo", disse Amari. "Eu espero que os EUA entenda o seu peso no mundo e cheguem a uma solução responsável", completou.

"A situação é inconcebível até mesmo para os países em desenvolvimento. É inacreditável", concluiu. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)