A Associação Brasileira de Aviação Civil (Abear) protocolou um pedido na Secretaria de Aviação Civil (Sac) para flexibilização da malha aérea durante a Copa do Mundo. Com isso, as companhias poderiam fazer modificações na suas malhas aéreas, ampliando ou reduzindo números de voos, com maior velocidade.
Pelas regras em vigor, a aérea deve solicitar uma nova frequência ou rota 30 dias antes de começar a operar o voo em questão. A solicitação da Abear é que do período de 10 dias que antecedem a Copa até 10 dias depois do evento, esses pedidos possam ser feitos com até 24 horas de antecedência, tendo em vista, principalmente, a definição dos jogos a partir da segunda etapa da competição. "Entendemos que isso está alinhado com a preocupação do governo de garantir atendimento de qualidade durante a Copa", disse o presidente da entidade, Eduardo Sanovicz.
A expectativa da entidade é que uma mudança seja tomada até novembro, antes, portanto, do sorteio das equipes. Sanovicz respondeu às críticas sobre o alto preço das passagens que atualmente se observa para o período durante a Copa. "A malha para a Copa não está fechada e os preços e a malha que se verifica hoje são os que normalmente são encontrados em períodos de pico", disse. Segundo ele, após o sorteio dos grupos para a primeira fase da Copa, marcado para dezembro, haverá um rearranjo dos preços.
O executivo também criticou as propostas de fixação de preços das passagens. Ele lembrou que até 2002, o preço das passagens era fixado por decisão de governo e, com a liberdade tarifária, o valor médio da passagem caiu 43% em 10 anos. Segundo Sanovicz, medidas de controle não tiveram qualquer resultado positivo, onde foram implementadas, na década de 1990. "Não se discute, nem nas notícias nem nos manuais", comentou.