O ex-presidente do Banco Central (BC) Affonso Celso Pastore fez um alerta de risco para a economia, mais à frente, do elevado grau de endividamento do brasileiro com financiamentos imobiliários. "Isso vai dar bobagem, como deu no mundo inteiro", disse Pastore nesta quinta-feira, 17, durante sessão de perguntas e respostas no encerramento do 8º Seminário Internacional Acrefi - Crise, Crédito e Crescimento (Siac), em São Paulo.
Voltando-se para o vice-presidente e economista-chefe da Fannie Mae, Doug Duncan, o ex-presidente do BC ressaltou o quanto ele deveria saber como são danosos os efeitos de uma crise sobre as finanças de uma família cujas dívidas superam a renda. "Duncan é da Fannie Mae, que esteve no olho da crise de 2008, marcada pelo excessivo endividamento das pessoas e pela bolha imobiliária", disse Pastore.
"Isso merece uma reflexão", disse o ex-BC, referindo-se ao Brasil, onde as dívidas imobiliárias já comprometem grande parte da rendas das famílias. "O estoque de dívidas das famílias brasileiras com carros está em linha com os rendimentos. O problema é o endividamento com imóveis", declarou.