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Estado de Minas

Custo de carnes sobe 8,56% e produtos de sacolão têm alta de 7,12% em um ano em BH

O levantamento foi feito em 40 açougues e 39 sacolões de Belo Horizonte


postado em 17/10/2013 15:48 / atualizado em 17/10/2013 16:11

A inflação vem pressionando o bolso do consumidor, principalmente no que diz respeito aos alimentos. Os belo-horizontinos convivem com um aumento real de 8,56% no preço das carnes e 7,12% nos produtos de sacolão, de acordo com Pesquisa do Procon Assembleia de Minas Gerais.


O levantamento foi feito em 40 açougues de Belo Horizonte. No período de um ano – de outubro de 2012 a outubro de 2013 – houve um aumento no custo médio de 34 tipos de carnes comparados pela pequisa. Entre os 15 itens de corte de frango pesquisados, foi registrado um aumento médio de 21,24%. A asa de frango, por exemplo, apresentou alta de 32,32%, e o peito de frango com osso registrou aumento de 29,98%.

Já os oito produtos de carne suína apresentaram aumento médio de 9,72%. O pernil dianteiro sem osso teve aumento de 23,61% e o bacon, de 12,50%. A menor alta registrada foi a dos cortes bovinos que tiveram 4,73% de aumento médio em 11 itens. A costela com osso teve aumento de 9,15% e o acém, de 8,21%.

Nos últimos 12 meses, os preços médios dos produtos de sacolão também apresentaram significativa alta. A
pesquisa do Procon Assembleia foi realizada em 39 estabelecimentos em todas as regiões de Belo Horizonte. Entre outubro de 2012 e outubro deste ano, o índice foi puxado para cima pelas verduras, que ficaram 11,45% mais caras, e pelas frutas, que passaram a custar, em média, 9,86% a mais. Em compensação, os legumes tiveram variação de 2,81%. A inflação medida pelo IPCA de setembro de 2012 a setembro de 2013 foi de 5,85%.

Os produtos que mais encareceram no período pesquisado foi a cenoura baroa (94,55%), o abacate (30,9%) e a abóbora moranga (26,39%). Por outro lado, registraram queda de preços, principalmente, o tomate (-50,41%), o pimentão verde (-28,56%) e a cebola (-27,65%). O Procon Assembleia alerta que o consumidor deve prestar atenção se o produto desejado encontra-se na safra, pois isso tende a torná-lo mais barato e com melhor qualidade.


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